Alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos os seus processos, sistemas/técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma não são utilizados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde do consumidor.
Os agrotóxicos são fontes de toxinas prejudiciais a nossa saúde. Dentre eles temos o DDT, considerado carcinogênico associado ao câncer hepático e mamário. Os carbamatos e os organofosforados utilizados no cultivo de frutas, vegetais e cereais, inibem a ação de enzimas com funções importantes em nosso organismo.
Pesquisas comprovam que os alimentos orgânicos apresentam maiores quantidades de fitoquímicos, que são substâncias de defesa das plantas, produzidas em resposta aos agressores naturais, como predadores. O uso de agrotóxicos elimina os predadores naturais, diminuindo a necessidade de defesa pelos vegetais e, consequentemente, a produção de fitoquímicos.
Então, quais os benefícios de consumir alimentos orgânicos? Em primeiro lugar, a redução da ingestão de agrotóxicos potencialmente prejudiciais à saúde, a maior concentração de nutrientes, alimentos mais saborosos e, não menos importante, a sua produção que respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.
Qual a desvantagem? A única desvantagem é que estes alimentos são um pouco mais caros, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção são maiores. Mas se ao ingerir alimentos orgânicos estamos consumindo mais nutrientes, estamos investindo em saúde e não gastando com medicamentos para tratar doenças.
Pense nisso, vale muito a pena investir em saúde!