Por Bárbara Stock
Tenho lido muitos livros e artigos com títulos sobre o sucesso de vários empreendedores, mas praticamente não vejo títulos que falem dos “tombos” dos mesmos, até o sonhado SUCESSO, com exceção de biografias, é claro. Entendo que esse tema também ajuda (e muito) a crescer e diminuir as chances de erro de um empreendedor novo na área.
Em um de meus “muitos tombos”, tive que fazer uma viagem às pressas para São Paulo (de ônibus) e ao longo da noite na estrada e refletindo sobre tudo, resolvi que escreveria um livro em que contaria algumas de minhas histórias malsucedidas no meio empreendedor, mas de maneira leve e cômica, mas que mesmo assim, fosse útil para quem resolvesse ingressar nesse ramo e, até mesmo, para que empreendedores natos e ativos pudessem se identificar em determinados momentos e comprovarem que não estão ou estavam sozinhos.
Em meio a minha decisão, li uma matéria em que uma escritora americana lançou um livro contando os fracassos dos maiores empreendedores do mundo, a tradução livre em português é: “O poder do fracasso”. E tive a certeza de que meus pensamentos caminhavam na direção certa.
Não só acredito, mas tenho convicção que o fracasso muitas vezes é mais benéfico que o sucesso imediato em algo. Por experiência própria, o fracasso torna a grande maioria das pessoas menos arrogantes e mais humanas e, com isso, conseguimos perceber quais as verdadeiras necessidades do ser humano e, assim, adaptamos nossa realidade empresarial e como seres humanos também. A gente evolui muito no fracasso, isso é fato. É muito difícil aceitar uma derrota ou um mau passo, mas quando conseguimos superar e levantar a cabeça e principalmente não desistir, lembrar de seu objetivo inicial é fundamental, pois é ele quem vai determinar se algo ainda é possível ou é hora de mudar de verdade.
Estava aqui, pensando em temas para escrever esse artigo, pois tenho sofrido alguns bloqueios criativos, e então pensei que nada melhor que compartilhar um pouco da história do livro que lançarei sobre esse tema e que já tem um título formado: O diário de uma “pobre” empreendedora. 😉