Por Janaina Bohlke
Já parou para pensar que seu espaço de negócio transmite uma imagem e energia para seus colaboradores e clientes?
Quando menciono “imagem” isso vai além da questão de funcionalidade e linguagem visual de logomarca, ela também influenciará em como você e sua equipe lidam com as conquistas e também com as dificuldades do dia a dia. Fala também muito de como é o seu posicionamento como gestor de negócio, qual é o clima organizacional que deseja para o seu espaço de negócio.
Um ambiente pode transmitir através do modo como o layout do mobiliário é posicionado, maior ou menor hierarquização e/ou através das cores, por exemplo, a sensação de alegria, descontração ou de extrema rigidez, frieza, tensão. O ser humano não é uma máquina, então, obviamente, será influenciado por tudo que estiver ao seu redor. Neste ponto, o Feng Shui se encaixa perfeitamente. A melhor definição do termo para mim é esta: “arte milenar de se criar espaços que estejam em harmonia com o universo”. Um item fundamental que o Feng Shui menciona é a chamada energia vital, o “chi”, presente em todos os espaços e que deve fluir para que tudo esteja em harmonia.
Algumas dicas em relação às sensações que as cores podem transmitir nos espaços:
- CORES que transmitem ALEGRIA: amarelo, laranja, vermelho
- CORES que transmitem FRIEZA, RIGIDEZ: cinza, preto, azuis-escuros profundos
- CORES que passam TRANQUILIDADE: verdes, azuis-claros
- CORES que transmitem SERENIDADE, EQUILÍBRIO: lilás, violetas
Que tal checar se seu espaço está de acordo com a forma e linguagem que você quer transmitir?
Sim, as paredes podem falar e falar muito!
Em tempo: Não esqueça de enviar fotos de seu ambiente empreendedor para que eu possa lhe orientar com minhas dicas. Escreva pra contato@empreendedorismoorrosa.com.br e lhe responderei com muitas dicas podeROSAS.