Você já deve ter ouvido falar que ter assessoria de imprensa ajuda a manter a agenda cheia dos profissionais liberais – dentistas, psicólogas, dermatologistas, palestrantes, advogadas, cabeleireiras, consultoras de negócios de tecnologia, entre outras. Há dois anos, li em uma revista feminina o depoimento de uma dermatologista que aumentou, consideravelmente, o volume de pacientes depois de ter contratado uma assessoria de imprensa.
Essa reportagem da dermatologista exemplifica o potencial desta ferramenta para a promoção de vendas de serviços. No composto de marketing, postulado por Kotler, a assessoria de imprensa enquadra-se no quarto “P”: promoção de vendas. Exercida por jornalistas diplomados e especialistas em divulgação de imprensa, ela tem por finalidade realizar a ponte entre empresa-imprensa; profissional liberal-imprensa; por meio do envio frequente de informações jornalísticas sobre seu assessorado às jornalistas dos veículos da grande imprensa com vistas à obtenção de espaços de mídia espontânea (leia-se gratuitamente, o cliente paga a assessoria para criar as matérias, fazer a ponte com a imprensa e o agendamento de entrevistas).
A ação constante da assessoria de imprensa resultará em menções sobre sua empresa/seu negócio em veículos de comunicação com grande audiência. Figurar em reportagens imparciais e em notas jornalísticas confere confiabilidade ao serviço prestado, sedimentando a imagem da empresa enquanto boa referência no segmento. Ter a imprensa mencionando seu serviço é uma propaganda valiosíssima por se tratar de uma publicação na qual o jornalista reconhece a sua expertise, por isso a entrevistou.
Voltando ao depoimento da dermatologista, quanto mais menções ela tem na imprensa isso gera mais registros de entrada no Google, assim mais pessoas acabam localizando o seu serviço, quando o termo dermatologista é pesquisado. A assessoria de imprensa realiza um trabalho focando a imprensa, entretanto, os resultados ecoam além dos canais da mídia; a informação “caminha pela internet, blogs, redes sociais”.
É importante ressaltar que os resultados, para que o profissional liberal alcance um lugar relevante no noticiário do seu segmento, estão diretamente relacionados a algumas variáveis: constância do uso de assessoria de imprensa, planejamento bem desenhado, execução eficaz da ação e disponibilidade do profissional em atender aos pedidos dos jornalistas que precisam de respostas imediatas.
E então, você já faz uso dessa ferramenta valiosa? Acompanhe no próximo mês um novo artigo com mais informações sobre o uso da divulgação a favor da competitividade do seu negócio.
Jaqueline Pereira é jornalista com mais 12 anos de experiência na comunicação de PMEs e grandes empresas. Graduada pela PUCPR, especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero (ex-repórter da RBS TV Florianópolis e Rádio Jovem Pan-AM). Desenvolve ações de divulgação estratégica para PMEs, pequenos empreendimentos e startups. É palestrante (Assessoria de imprensa como ferramenta de marketing), tendo ministrado conferência na Câmara do Comércio Brasil-EUA (Curitiba), além de seminários realizados periodicamente. É sócia fundadora do escritório Jaqueline Pereira Comunicação. Foi editora de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR), destacando-se a coordenação da cobertura jornalística da visita do presidente Lula (2010).