Por Flávia Galbes
Há alguns dias escrevi uma frase falando sobre autossabotagem em nossos negócios, é incrível como fazemos isso com frequência sem nem nos darmos conta. Na minha opinião, este é um dos pontos mais difíceis de ser mãe e empreendedora, pois tudo é capaz de nos tirar o foco e, se não tivermos muita determinação, seremos nosso principal motivo de fracasso.
Muitas vezes isso acontece comigo por ficar com medo de não dar conta do que vem junto com o sucesso e a realização profissional. Sentimento engraçado esse, pois trabalho muito para obter este resultado, e quando ele está chegando faço algo para me sabotar, emperrando meu desenvolvimento.
E qual é a atitude, nesta hora? Colocar a culpa nos outros (marido, filhos, pai, mãe, clientes, parceiros), daí surge a frustração e não assumir a responsabilidade por isso, é o maior erro. Com isso, acabo estressada, misturando família e empreendimento tudo no mesmo pacote, causando um tremendo estrago para mim e para os outros. Isso também acontece com você?
Para que obtenhamos sucesso sobre esta questão, temos que nos organizar, pois a falta de organização é que é nosso grande vilão diário. Sendo assim, temos que mudar nossos hábitos, e eu sei que é difícil, afinal o nosso jeito de fazer as coisas é sempre o melhor.
Realmente mudar não é fácil, mas que tal experimentar mudar aos poucos? Pelo menos isso está começando a funcionar para mim. Aqui vão algumas dicas do que eu estou fazendo:
• Anote tudo o que você precisa fazer, pare de confiar só na sua mente, pois quando estamos muito cansadas ela é a primeira a falhar conosco;
• Marque tempo para as suas tarefas diárias, seja da casa ou do trabalho, e o mais importante: CUMPRA-as!
• Reserve uma parte do dia para VOCÊ, e se diariamente isso ainda é difícil, comece com um dia da semana que você escolherá agora, enquanto lê este post.
Aguardo boas notícias vindas de você!