Por Renata Kliot
Semana passada foram anunciadas as campeãs do Cartier Women’s Initiative Awards, com cerimônia em Deauville, França – prêmio que a cada ano destaca projetos socialmente responsáveis idealizados por mulheres empreendedoras do mundo todo.
Pela primeira vez, uma brasileira é a vencedora da iniciativa. Bel Pesce, foi a campeã dentre as candidatas da América Latina, com seu projeto FazINOVA, uma escola de empreendedorismo, inovação e networking que oferece cursos online sem custo sobre empreendedorismo, além de palestras presenciais sobre esses temas. Mais de 30 mil pessoas já fizeram os cursos, que incluem de 30 a 80 vídeos de dois minutos com exercícios ao longo das aulas.
“É uma honra poder trazer pela primeira vez esse prêmio ao Brasil com um projeto sobre educação. O prêmio da Cartier é o primeiro passo da expansão global da FazINOVA, que será muito importante para nós em 2015, e é uma alegria imensa poder levar conteúdos, ferramentas e conexões relevantes para pessoas que querem realizar seus sonhos. Quero parabenizar todas as outras finalistas, os projetos foram incríveis! E agradeço muito a Cartier pelo prêmio incrivelmente bem organizado e pela atenção a todos os detalhes durante o programa que tivemos em Paris e em Deauville nessa semana. Também quero encorajar todas as outras brasileiras que têm projetos a participarem do prêmio no ano que vem. Espero que cada vez mais a gente possa trazer essa premiação ao Brasil”, afirma Bel.
Criado em 2006 pela Cartier, em parceria com o Fórum das Mulheres, a empresa de consultoria McKinsey & Co e a Escola de Negócios INSEAD, o Cartier Women’s Initiative Awards apoia startups lideradas por mulheres por meio de financiamento e coaching. O prêmio celebra o empreendedorismo feminino e cria uma rede internacional para compartilhar suas experiências.
As seis premiadas – da Ásia Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte e África Subsaariana – foram selecionadas entre mais de mil candidatas por um júri independente e voluntário composto por empresários e líderes empresariais, dentre eles Sônia Hess, CEO da Dudalina, patrocinadora do Empreendedorismo Rosa. Além do troféu, ganharam um ano de treinamento personalizado e 20 mil dólares de financiamento para seus projetos.
Até o momento, a competição tem apoiado mais de 140 mulheres levando 129 empresas em todo o globo. Nos últimos anos, negócios de diferentes áreas – de moda a saúde, de viagens a consultorias, da indústria alimentícia ao mercado financeiro – foram contemplados, todos com forte impacto social ou ambiental. “É uma alegria observar essas mulheres criarem novos negócios”, observa Stanislas de Quercize, presidente da Cartier. “Apoiamos ideias de vanguarda e o espírito empreendedor por meio desse prêmio. A união de pessoas para compartilhar conhecimento constrói um espírito de comunidade que para nós é fundamental”, diz.
Além da jovem Bel Pesce, outra brasileira que estava entre as finalistas do prêmio indicadas na América Latina é Erika Foureaux, do The Products. Quando sua filha nasceu com uma deficiência física, Erika se deu conta das barreiras sociais que os deficientes enfrentavam. “O visual de todos os objetos adaptados me lembravam de sua deficiência”, conta a arquiteta que trabalhava em uma fábrica de móveis para crianças. Para ela, a estética dos objetos adaptados é fundamental para a inclusão e a autoestima dos deficientes.
Ela decidiu então fazer móveis que promovessem a inclusão e a acessibilidade ao mesmo tempo. O primeiro produto foi uma escrivaninha colorida em carbono de altura regulável e larga o suficiente para abrigar uma cadeira de rodas. “Trata-se de um negócio social, cujos lucros são reinvestidos para novos designs e melhorias nos móveis”, conta.
Inscrevam-se: Para a edição 2015 Cartier Women’s Initiative Awards, os candidatos devem preencher o formulário de requerimento no site www.cartierwomensinitiative.com, disponível a partir de 3 de novembro de 2014 a 27 de fevereiro, 2015