Boas ideias rendem franquias mesmo quando o negócio não foi ainda testado. Por isso aumenta o número de empreendedores que recorrem ao franchising para tirar do papel os planos de negócios.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), dos 1,1 mil associados, cerca de 11% são de franquias cujos proprietários (franqueadores) tem apenas uma ideia ou um pequeno empreendimento.
A partir de pequenos negócios e startups (negócios iniciantes e ideias inovadoras), eles entram para o segmento do franchising como novos franqueadores. Se o empresário tem um plano de negócios bem formatado, e se seu produto ou serviço está em um mercado durável e promissor, as chances são positivas. Basta ter um projeto de expansão bem organizado, projeções financeiras bem estruturadas e a partir da implantação das primeiras franquias uma boa supervisão e monitoramento constantes.
As novas redes de franquias têm muito potencial de crescimento, especialmente porque as marcas que já estão há mais tempo no mercado, muitas vezes, não têm como expandir mais em determinadas regiões. É aí que surgem as oportunidades para as novas redes, que já começam bem estruturadas, baseando-se nestas marcas mais antigas e nas melhores práticas do mercado de franchising. Vale lembrar a importância em ter, nesta caminhada, uma consultoria especializada e experiente ao seu lado para ajudá-lo na entrada e permanência no Mundo das Franquias.
Abraço empreendedor,
Lênia Luz é sócia da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria em formatação de franquias, e do Empreendedorismo Rosa, espaço de interlocução sobre o empreender feminino.