E agora, com a Poupança prejudicada pela taxa SELIC em baixa, o que fazer com os meus investimentos ?
A pergunta está por todo lado, mas o fato é que estamos numa nova era econômica no Brasil, em patamares de países desenvolvidos, onde os juros muito baixos – eventualmente até negativos – promovem perda de capital nos investimentos de renda fixa.
E o que isso significa ?
Que você irá perder dinheiro ao invés de ganhar, se estiver com seu dinheiro totalmente investido em renda fixa, sem diversificar com renda variável.
Atualmente a Poupança remunera o capital investido, em 70% da taxa SELIC mais correção da TR (Taxa Referencial, que está muito próxima de zero), ou seja, com a SELIC a 7,5% a.a. (= ao ano), a rentabilidade da Poupança está em 5,25% a.a. (= ao ano).
Entendendo o cálculo: 7,5% (SELIC) x 70% = 5,25% (Poupança)
Como a inflação projetada no Brasil para os próximos 12 meses é de 5,64% a.a. (= ao ano), ao descontá-la, teremos a taxa real de juros no Brasil (SELIC) negativando alguns investimentos e a Poupança como vimos, seria a maior e principal prejudicada.
Em números: Poupança de 5,25% – Inflação de 5,64% = Rentabilidade NEGATIVA de – 0,39% a.a.
Preocupante, não ?
Se você está contando com suas aplicações de renda fixa para remunerar sua aposentadoria ou realizar algum sonho no futuro, certamente terá uma “INgrata” surpresa daqui a alguns anos…
Não espere ser surpreendida; o tempo é implacável e lá na frente não haverá como voltá-lo para tentar recuperar seu dinheiro perdido. Um plano de ação deve ser feito AGORA, no presente.
E qual é o caminho ? DIVERSIFICAR investimentos daqui para frente é uma necessidade e não mais uma alternativa, e para isso, você precisa ter a atitude de buscar entender produtos de renda variável (Ações, Fundos e Clubes de Investimentos), se quiser que seu dinheiro continue crescendo para que possa ter um futuro mais tranquilo. A rentabilidade na renda variável não está relacionada com taxa SELIC, e portanto, ela foge à regra nesta situação a que a renda fixa está sujeita.
Vale observar que estamos falando aqui de uma mudança de paradigmas. O cenário de investimentos no Brasil não permite mais uma postura passiva (esperar os juros rentabilizarem seu capital, sem precisar fazer nada). Agora a postura exige que você seja ativa para saber ajustar-se à nova realidade e cuidar de seu precioso dinheiro.
$uce$$o !
Elaine Mello é Nutricionista graduada pela PUC Campinas (1995); Especialização em Nutrição Clínica Preventiva pela UNIMEP; Consultora em Gestão de Negócios certificada pela TMH – Thompson Management Horizons do Brasil; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT – Associação dos Exportadores da RMC; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções desde 2003; Certificação avançada em ‘Sistemas de Operação e Análise Estatística’ pela OperAção Consultoria e Treinamento em Mercado de Capitais; Agente autônoma de investimentos credenciada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários; Sócia-diretora da Pyxis_Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.
BLOG YOUTUBE FACEBOOK TWITTER PINTEREST
BOLSA & BATOM (por PYXIS Academia de Investimentos) é uma iniciativa de mulheres falando de investimentos para mulheres. Junte seu grupo de amigas e vamos tirar as dúvidas em palestras, cursos ou coaching. VIVA AS MULHERES INVESTIDORAS QUE, ATENTAS, NÃO SERÃO SURPREENDIDAS POR UM FUTURO FINANCEIRO INCERTO !
2 pensamentos em “Como assim, a Poupança renderá valores negativos?”
É sempre um grande prazer poder compartilhar idéias e conhecimento com vocês !
Obrigada pelo espaço, beijos.
Obrigada Elaine. Sua contribuição é maravilhosa para o Empreendedorismo Rosa e nossas leitoras.
Equipe ER.