Por Pâmela Bressan
Os universitários precisam saber aproveitar o momento mais poderoso de suas vidas, a Universidade. Ali é o lugar que o jovem tem acesso e contato com Diretores, Coordenadores, Professores, Rádios e Jornais Acadêmicos, e saber aproveitar tudo isso para sua vida profissional, é essencial!
Se a sua universidade for pequena você terá muitas chances de criar projetos e se destacar. Fale com o Coordenador dos cursos e verifique se a sua universidade possui uma Empresa Júnior. Se sim, converse com os integrantes da empresa e se disponibilize para ajudá-los; se não, entre em contato com o Movimento Brasil Júnior, e peça ajuda de como começar uma Empresa Júnior na sua faculdade, vá até aquela pessoa que toparia começar com você, e se exponha. Essa atitude e iniciativa irão ajudar você e outros estudantes a pensarem como empresário, a terem “cabeça de dono”, correrem riscos e empreenderem desde cedo.
Participar de projetos fora e levar para dentro da faculdade também é um ponto chave para unir estudantes e crescer pessoalmente. Por exemplo, a AIESEC. Entre em contato com o pessoal e agende uma reunião. Disponibilize-se para trabalhar voluntariamente em troca de experiência e desenvolvimento pessoal.
O projeto Nacional Universitários Acima da Média também é liderado por universitários com o objetivo de tornar nossos jovens em potenciais líderes para a sociedade. O projeto vem crescendo pelo Brasil, com vários representantes dentro das universidades. Participe do processo seletivo e leve o projeto para a sua faculdade.
Organize eventos de competição de modelo de negócio, uma sugestão: use os cases de sucesso da sua região, e monte seminários com empresários sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia.
Usufrua do Jornal Acadêmico e se coloque a disposição para escrever artigos sobre um determinado tema, você praticará a escrita, o hábito da leitura, aumentará seu Networking, assim como se montar um programa de Rádio ou TV com a sua turma ou outros amigos, vocês irão desenvolver habilidades de oratória, flexibilidade, comunicação, entre tantas outras.
O universitário deve explorar o máximo o seu período dentro da universidade, assim, além de se autoconhecer, desenvolverá habilidades empreendedoras. Saia da zona de conforto de somente utilizar a faculdade para estudar, bater Xerox e comer nas lanchonetes. Use para conhecer suas aptidões e ajudar os outros a se desenvolverem em assuntos que, muitas vezes, depende de você tomar uma iniciativa.
Você perceberá que aprenderá muito mais do que o conteúdo do semestre, sentirá que seu senso de ousadia cresceu, e que nada é impossível para você.
Afinal, somos o motor da nossa própria realidade! Vá em frente, ouse!
Links úteis:
AIESEC: http://www.aiesec.org.br/conheca-a-aiesec/o-que-e/
Movimento Empresa Júnior: http://www.brasiljunior.org.br/
Universitários Acima da Média: http://www.universitariosacimadamedia.com.br/
Nenhum comentário “Como empreender durante a faculdade?”
Realmente na faculdade existe diversas oportunidades de explorar nosso aprendizado teórico e coloca-lo em prática. Extrair o máximo de conhecimento possível e podemos e devemos errar bastante pois estamos lá para aprender, através dos erros potencializamos o nossos acertos.