Cuidar da imagem é receita básica para prosperar no mundo dos negócios, da paquera ou para estar bem consigo mesmo. É um dos pilares do Marketing Pessoal.
A mente humana está programada para julgar a aparência em apenas 3 segundos. Esse é o tempo que temos para causar uma boa primeira impressão.
Um psicólogo da Universidade de Oregon nos EUA, Frank Bernieri, e autor do livro “Interpersonal Sensitivity”, escreve algumas dicas sobre como mandar bem logo de cara:
• Seja expressivo – pessoas expressivas são consideradas mais atraentes. Gesticule, sorria, mantenha a postura ereta;
• Olhe nos olhos – é fundamental para que objetivos como transparente, honesto e tranquilo sejam associados à você;
• Não viva engomado – é verdade que o desleixado transmite falta de profissionalismo e de autoestima, mas valorizar demais a exterioridade é tão maléfico quanto boicotá-la;
• Saia da zona de conforto – os que contribuem intensamente com o grupo são considerados mais atraentes;
• Não conte vantagens – os únicos que podem ouvi-las são seus amigos íntimos, mesmo as verdadeiras. Quem conta vantagem desperta mais inveja do que admiração;
• Cuidado com as baladas – além de minar a saúde, as baladas infindáveis colocam em xeque seu profissionalismo, exceto se você for DJ ou promotor.
Outro livro interessante para se aprender um pouco mais sobre imagem é “A primeira impressão é a que fica” da Editora Sextante, onde a co-autora Ann Demarais diz que “Os homens falam demais sobre os assuntos que dominam” e inspirado nela é que deixo a dica final deste artigo: Jamais use seu conhecimento para esmolar o próximo. Se o assunto é cinema, fale de besteirol americano. No piano, toque um sambinha. Será culto e descolado numa tacada só.
Cuidar da imagem remete muitos outros cuidados, mas para começar já temos dicas suficientes e uma imagem de deixar qualquer Marketing Pessoal bem impactado.
Um pensamento em “Como impactar em 3…2…1…segundos”
Super dicas. Valeu!