Por Fabiany Lima
No meio do empreendedorismo vemos sempre pessoas motivadas, sonhadoras, entusiasmadas com alguma ideia ou acontecimento, isso é ótimo, porque o estado de euforia geralmente é a mola propulsora que faz alguém tomar uma iniciativa, uma atitude diferente e começar a se mover.
No entanto, empreender é difícil, a realidade não é tão divertida, os resultados demoram a aparecer, mesmo alternando com alguns dias bons; a maior parte do tempo, estamos fazendo atividades que nem sempre são as que escolheríamos. O começo é sempre a parte mais difícil, e muitas pessoas se perdem no meio do caminho.
Pagar contas, atender cliente mal humorado, lidar com a burocracia, problemas no sistema, problemas com funcionários, problemas em casa, são muitos problemas! E é assim mesmo, mas não é motivo de desespero, faz parte do processo, tanto de aprendizado pessoal como de crescimento da sua empresa.
Por isso que ter disciplina é muito importante, e por mais flexível que sua rotina possa ser, a partir do momento que você é dona do seu próprio negócio, você tem que estipular um mínimo de tempo e esforço para se dedicar integralmente para que ele dê certo.
Algumas dicas rápidas pra manter tudo funcionando?
-
Estabeleça metas, determine prazos e os cumpra, afinal, seu negócio não pode parar;
-
Mantenha a cabeça ocupada e focada no seu negócio, isso vai fazer com que a dúvida e o desânimo não achem espaço pra se instalar;
-
Não tenha medo de errar, experiência se adquire mais com erros que com acertos;
-
Sonhe todos os dias em como seu negócio estará em 5 anos, imagens positivas diminuem a ansiedade e aumentam a confiança;
-
Cerque-se de pessoas que te entendam e apoiem, seja na família, no trabalho ou em outros grupos;
-
Nunca deixe de fazer as atividades chatas, pois isso só gera acúmulo de trabalho e desorganização;
-
Dê tempo para o seu negócio, seja paciente, os resultados precisam de tempo para serem alcançados.
Resumindo: Enquanto as vacas não engordam, o único jeito é arregaçar as mangas, trabalhar duro, acreditar sempre e fazer tudo você mesma, afinal é o seu negócio!