Além de revelar aparência, sexo e idade, o corpo serve para nos comunicarmos com outras pessoas. Comunicação que acontece através da aparência física, dos gestos, do olhar e da expressão facial. Você sabia que aproximadamente 7% do que comunicamos é representado por palavras, 38% por qualidades vocais e 55% pelo corpo?
Aparência
Dificilmente teremos a 2ª chance de causar uma primeira boa impressão, por isso é extremamente importante investir e cuidar da sua aparência, ela diz muito sobre você.
Atenção para cuidados básicos (e muitas vezes negligenciados):
- Dentes sempre limpos e saudáveis;
- Unhas sempre cortadas;
- Pele livre de oleosidade;
- Cabelos limpos e arrumados;
- Axilas e pés sempre com uma aparência saudável.
Gestos
Muito do que é passado às pessoas, no processo de comunicação, é transmitido pelos gestos. Eles servem para dar força à fala.
- Gesticule sem exageros;
- Pés bem colocados dão firmeza;
- Cuidado com braços cruzados, mãos nas costas e mão nos bolsos;
- Ilustre sua fala com gestos expressivos (sem exageros!);
- Cuidado com cacoetes como coçar a orelha, puxar o nariz, estalar dedos. Quando existem cacoetes na comunicação, o cliente não presta atenção no que você fala.
Olhar
Dentro do ambiente de trabalho é preciso muita atenção para determinados olhares, que muitas vezes são interpretados de maneira negativa pelo cliente, trazendo insegurança, desconforto e até mesmo irritação.
Quando falamos com alguém que não nos olha nos olhos, a vontade é de ir embora. E muitas vezes isso acontece, sem que o profissional perceba.
- Sorria com o olhar;
- Os olhos falam muitas vezes contradizendo as palavras, atenção;
- Ao evitar o contato visual com o cliente, o profissional deixa claro que tem outras coisas em mente e que o cliente não é sua prioridade;
- Transmita segurança através de um olhar firme e acolhedor.
A capacidade que temos de sentir alegria, entusiasmo, tristeza, medo e insegurança, é uma das principais características humanas. Muitas vezes expressamos essas emoções através da comunicação corporal.
Não seja séria (o) demais, procure se comunicar de forma alegre, segura e atenciosa. Busque um equilíbrio nas suas emoções, nada de exageros!
Um sorriso rosa para você!
Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.