Por Ludmila Coelho
Falar bem é fundamental para alcançar sucesso pessoal e profissional. Uma boa comunicação pode ser definida como a facilidade em ser compreendido. Rapidamente percebemos quando estamos diante de um comunicador competente, nossa atenção fica focada e não há esforço para o entendimento da mensagem. Uma pessoa bem articulada, que transmite suas ideias com clareza, consegue demonstrar credibilidade e evitar problemas na comunicação.
Sabe-se que historicamente a voz masculina é tida como de autoridade, devido ao tom mais grave quando comparado ao tom das vozes femininas, que é agudo. O tom mais grave sugere serenidade, poder e reflexão, em contrapartida a voz feminina é aguda e, diversas vezes, apresenta uma intensidade alta, o que a torna eventualmente ininteligível além de passar impropriedade do conteúdo da mensagem. Existem pesquisas que descobriram que eleitores preferem políticos cuja voz é mais grave, segundo a conclusão o tom de voz masculino transmite maior confiabilidade e experiência, entretanto, nossa presidente Dilma foi eleita duas vezes, provando que nem sempre as pesquisas são determinantes para um resultado.
A voz é nosso cartão de visitas. Existem pessoas que são mais conhecidas pela voz do que pela fisionomia ou cargo. Conseguimos concluir e identificar aspectos não verbais da comunicação, tais como: estado emocional momentâneo do indivíduo, aspectos intrínseco à personalidade e, até mesmo, a saúde. Portanto, na comunicação, a voz é o aspecto que mais chama atenção. Entretanto, como já dito por mim em textos anteriores, não é o mais importante.
Mais do que estarmos atentos a nossa voz, principalmente os profissionais que necessitam dela de forma laboral, devemos ter cuidados com os demais aspectos, também indispensáveis para um bom discurso, que são: expressão corporal, vocabulário, articulação, entonação, ênfase e vestimenta.
Um grande comunicador sabe manejar as palavras adequadamente e ter clara noção sobre a hora de ouvir e o momento ideal de falar.
Se comunicar, é uma arte!