Nos dias 22, 23 e 24 de agosto foi realizado em São Paulo o evento KM Brasil 2012, organizado pela Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento, e o Empreendedorismo Rosa esteve presente para transmitir o que tem de novidade na Gestão do Conhecimento.
As siglas KM significam Knowledge Management que em português significa Gestão do Conhecimento.
Para conferir todas as fotos clique aqui.
Os três dias de evento foram recheados de palestras e painéis importantes para a área. A mensagem principal difundida foi o conceito de que o desenvolvimento da empresa pode ser otimizado se for aproveitado, de forma eficiente, o conhecimento proveniente de seus colaboradores, clientes e da sociedade em que ela está inserida.
Um dos assuntos de destaque do evento foi a gestão do conhecimento oriundo da população (ou da multidão), também conhecido pelo termo em inglês Knowledge from Crowds. A principal palestra sobre este tema, ministrada por Shaum Abrahamson, mostrou empresas que se desenvolveram com a ajuda de informações vindas da sociedade e o que é preciso fazer para desenvolver um negócio baseando-se na população como ferramenta.
Além do conhecimento vindo da multidão, as empresas podem aproveitar o conhecimento que vem de seus próprios colaboradores. Como exemplo, o gerente da IBM, Mario Costa, explanou sobre a ferramenta utilizada pela IBM para estimular a troca de informações entre seus colaboradores e comentou como a gestão de conhecimento pode trazer benefícios tangíveis às empresas. Ele ainda ressaltou que a utilização de Redes Sociais internas está sendo construtiva.
Empresas renomadas como BR Foods, Braskem, 3M e Petrobras também enriqueceram o evento mostrando como a gestão do conhecimento é feita por elas e os benefícios que recebem com esta prática.
Além dos recursos tecnológicos, utilizados para medir e estimular a participação das pessoas dentro das empresas, existem também ferramentas simples e que estão ao alcance de todos como um bate papo durante um café. Partindo desta ideia, Maria Fernanda Costa apresentou uma dinâmica, conhecida como World Café, em que todo mundo é estimulado a discutir um assunto e a opinião de todos constrói o parecer final.