Por Kátia Nascimento
O assunto revisão textual está em pauta. É só pesquisar no Google Trends para confirmar. Mas o porquê deste tema estar tão em voga é que os empreendedores devem questionar.
Linguistas, dos mais variados, principalmente aqueles que pesquisam sobre o preconceito linguístico, enfatizam sobre a adequação da linguagem.
Ora, o empresário que quer ter sua marca valorizada pelo seu consumidor, deve com certeza adequar a linguagem das redes sociais, caso contrário, ficará desacreditado. Isso é comprovado! Faça uma varredura em sua memória e lembre-se de algumas vezes em que você leu posts ou frases com alguns “equívocos” escrito desta forma?
Mas há quem, simplesmente, joga palavras no Twitter, no Facebook, etc, sem ao menos dar uma revisadinha. Ou pior, pede para pessoas que não estão familiarizadas com regras gramaticais, ou até a nova ortografia, (e às vezes essa pessoa tem certeza de que é como ela está escrevendo) para fazerem este trabalho e ela comete “erros crassos”. Isso fica muito feio!
A adequação da linguagem é importantíssima para você mostrar a marca que carrega. Essa linguagem será o seu diferencial. O modo como construirá o texto para expor sua empresa será conhecido pelo seu cliente. E por isso, também, será respeitado.
Mas como fazer? Primeiro, é preciso perceber o valor que tem este serviço. Os benefícios que ele lhe trará. Aí, deverá contratar alguém especializado para isso. Se não tiver um funcionário/colaborador que entenda deste assunto, pode terceirizar. Há muitas empresas que realizam este tipo de trabalho.
Eles começarão por revisar seu site, depois os posts que publica diariamente no Twitter no Facebook e também no LinkedIn. Qualquer frase expõe sua marca, não esqueça!
Além disso, também tem os documentos que sua empresa envia a outras empresas: documentos mais formais, ou cartas, avisos, memorandos, e até os e-mails. Um e-mail bem escrito tem o seu valor!
Tudo isso deve ter o dedo de um revisor de textos.
Você já pensou nisso?