Por Patrícia Nicola
Como anda a organização da sua mesa de trabalho? Esses dias li um artigo a respeito de uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota, nos EUA. Os resultados diziam que manter uma mesa bagunçada pode ser positivo, já que a desorganização pode estimular a criatividade. Se você é do time dos bagunceiros, tenho certeza de que está adorando começar a saber mais sobre isso, certo? Então quer dizer que a bagunça pode não ser um problema?
No estudo, os pesquisadores pediram que voluntários realizassem tarefas em ambientes organizados e em outros com papéis espalhados e materiais de escritório desordenados. Em um dos experimentos, eles pediram que as pessoas criassem novos usos para bolinhas de pingue-pongue. Em geral, quem estava no escritório bagunçado teve as melhores ideias. Em outro momento, os pesquisadores pediram que escolhessem entre um novo produto e uma linha já estabelecida. Quem estava no ambiente desorganizado teve maior tendência a escolher a novidade, um sinal de que trabalhar em um lugar assim estimula as pessoas a saírem do convencional.
Com tudo isso, os pesquisadores conseguiram comprovar que deixar o ambiente arrumado ou desarrumado fez diferença no comportamento das pessoas. Sensacional! Os ambientes desorganizados parecem estimular a quebra de tendências, o que pode inspirar as novas ideias. Excelente cenário para o empreendedorismo florescer!! Faz-me pensar que uma pilha atolada de papéis é igual à soma de novas opiniões, novos ares, novas fronteiras, novos caminhos, novos negócios, novas vidas. Realmente pode ser, mas um pouco de cautela antes de começar uma baderna total por metro quadrado de escritório seria, no mínimo, prudente.
Embora pesquisadores tenham chegado a essa conclusão, a maioria dos profissionais sabe que o mínimo de organização é, sim, essencial no dia a dia empresarial. A verdade é que a desordem total pode causar muitos atrasos e até situações desconfortáveis, como a perda de tempo, por exemplo, quando é preciso encontrar algo como um documento, um número de telefone anotado ou até mesmo um simples lápis. E o stress? Essa desorganização afeta seu rendimento e acaba afetando, também, seu humor e sua saúde, além, até mesmo, de poder gerar desentendimentos com outras pessoas. A não ser que você trabalhe em algo que exija um nível altíssimo de inovação e criatividade, (e que você tenha alguém exclusivamente para manter o mínimo de ordem) manter a arrumação num ambiente de trabalho bem equipado auxilia na gestão das tarefas do dia a dia de um bom empreendedor. Garante também inúmeras facilidades, além do conforto e limpeza. Portanto, o melhor mesmo é deixar a bagunça em uma área mais restrita, elegendo itens que não são fundamentais. Pode ser em uma mesa auxiliar, que contenha apenas livros desordenados ou objetos decorativos sem padrão, misturados, para inspirar você enquanto faz uma boa leitura.
Já nos demais ambientes, para garantir que o local de trabalho esteja adequado, organizar é começar por uma avaliação de tudo que existe lá. É necessário definir quais coisas não estão sendo utilizadas e podem ser descartadas. A partir dessa “limpeza”, faz-se uma organização de tudo que é realmente necessário e usado constantemente. Depois desse passo, existem diversas técnicas para chegar a por tudo em ordem (mas, aí, felizmente, já temos assunto para o próximo artigo).
O mais importante, por hora, é a certeza das empreendedoras quanto à importância da organização para se sair bem na área. Em meio à rotina agitada, não podemos perder tempo procurando informações, precisamos saber onde tudo está. Local de trabalho prático economiza tempo, previne imprevistos, aumenta a produtividade, ajuda a ter foco ao realizar todas as tarefas e, de quebra, ainda nos garante uma melhor imagem profissional.