O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Cláudio Cordeiro, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas em Multinacional. Atuando há mais de 23 anos na área de TI, Cláudio é formado em Ciências da Computação, com pós graduação em E-Commerce, Especialização em Engenharia de Software e concluinte do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV.
O Brasil é tido com um dos países mais empreendedores do mundo e, pessoalmente, acredito que isso está no nosso DNA pela nossa recente história política-econômica-social, que fomentou a criatividade, flexibilidade e resiliência do nosso povo. Neste cenário, é fato que a mulher brasileira vem ganhando cada vez mais espaço como empreendedora.
Entretanto, gostaria de não limitar o “Empreender” a questão do “Empresariar”, como muitos associam. É importante ter em mente que não é necessário criar empresas para empreender. O empreendedorismo pode fazer parte de sua carreira profissional em uma empresa. Empreender pode ser o desenvolver-se na busca pela alta liderança. E neste campo, as mulheres estão se destacando cada vez mais, pois as pesquisas e estatísticas mostram o seu diferencial competitivo com a melhor formação escolar, maior foco, disciplina e criatividade. É neste campo fértil que as mulheres podem semear e colher, ainda mais, o fruto do esforço dentro das grandes corporações que, a cada dia, reconhecem e incentivam o empoderamento feminino na busca de um melhor “balance” com os homens.
Por outro lado, empreender em iniciativa própria é também uma forte tendência. Assim, se querem esse desafio, trabalhem a persistência, busquem mentoramento, qualifiquem-se sempre. E o principal: aprendam a lidar com o desconfortável, a identificar e mitigar os riscos, que o bom é inimigo do ótimo, que cada escolha será uma renúncia, pois empreender é desafiador, às vezes solitário, mas compensador ao final. Assim, escolham sempre fazer aquilo pelo qual são apaixonadas. Extrapolem a sua carreira e busquem a sua vocação.
Falando nisso, observar o engajamento da Aline, ao longo do último ano, no Projeto Empreendedorismo Rosa é algo admirável. Não tenho dúvida de que ela foi “picada” pelo “mosquito” empreendedor. Não apenas nas atividades diárias de ordem prática que o Projeto requer, mas na dinâmica, estudo, leitura e conexões de temas relacionados ao empreender e seu foco voltado às mulheres.
Confesso que ver o exemplo e a sinergia dessas 04 mulheres (Aline, Lênia, Nísia e Vânia), mães, profissionais de distintas áreas e agora empreendedoras, me inspira e influencia a cada dia, direcionando o meu trabalho de MBA em Gestão Estratégica da TI para o tema relacionado às mulheres, na busca de tentar entender e contribuir junto a elas.
Parabéns pelo 1º. Ano do Blog, vocês são SHOW !!!
2 pensamentos em “Elas por Eles – Cláudio Cordeiro”
Bom saber que nossa sinergia o inspira pois o seu post hoje me foi muito inspirador também.
Beijos de admiração por ti!
Quanta lucidez, verdade e respeito no seu texto Cláudio Cordeiro. Parabéns pela sua clareza de visão !
Att,
Regina