O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é José Rodolpho Bernardoni, coordenador regional da Endeavor Paraná. Graduado em Administração pela UFPR e MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Fundou duas startups na área de tecnologia e educação e captou mais de 1 milhão de reais com investidores de risco. É fellow do Brazil Innovators e já participou de programas de educação executiva em instituições como Stanford University, Babson College e Ohio University.
Uma pesquisa recente da Endeavor Brasil, com o apoio da Ibope Inteligência, divulgou os perfis mais comuns dos empreendedores no país. Antenados, independentes, arrojados, pragmáticos, lutadores e apaixonados são os seis tipos identificados no estudo.
Na categoria de empreendedores apaixonados, uma característica se sobressai. A maior parte desse tipo de empreendedores é formada por… mulheres! Entre 25 e 35 anos, elas normalmente possuem empresas nas áreas de saúde, estética e venda de acessórios. A pesquisa é otimista e aponta que as mulheres têm grande potencial de abrir o próprio negócio. Porém, ela também nos diz que o grupo de apaixonados é o que menos fatura, faz menos networking e enfrenta dificuldades administrativas.
O que pode ser feito, então, para que as que têm o perfil apaixonado se desenvolvam cada vez mais e possam se tornar empreendedoras de alto impacto?
Na Endeavor, temos um case que nos inspira diariamente. Zica e Leila Velez, do Beleza Natural, são exemplos de mulheres humildes que abriram negócio na área de estética e são referências em empreendedorismo feminino.
Zica nasceu em uma família numerosa e, para ajudar no sustento da casa, trabalhou desde cedo como babá, vendedora e doméstica, sempre sofrendo com os cabelos crespos e rebeldes. Procurando uma outra alternativa para se manter, começou a trabalhar como cabeleireira e logo se apaixonou pela área. Nesta época, iniciou o desenvolvimento de um produto que proporcionasse beleza e naturalidade para os seus cabelos crespos. No início desse processo, Zica nem imaginava em abrir um negócio. Com o passar do tempo e com a ajuda da sua cunhada, Leila Velez, percebeu que poderia ganhar dinheiro com essa descoberta, então investiu em pesquisas e, em 1993, abriu o primeiro salão Beleza Natural. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe do salão trabalhar até de madrugada para atender todas as clientes. A expansão foi inevitável. Hoje, Zica e Leila fazem parte dos principais nomes quando se fala a respeito de empreendedorismo entre mulheres.
Respondendo à pergunta do que pode ser feito para que tenhamos mais empreendedoras de alto impacto, acredito que as mulheres precisam se dedicar a esses pontos nos quais ainda têm dificuldade, se esforçando para fazer mais networking, procurando cursos de gestão e finanças, etc. Mas, principalmente, as mulheres não podem deixar que uma questão de gênero as impeça de correr atrás do sonho de empreender.
O desejo da Endeavor é que todas essas mulheres, que são apaixonadas pelos seus negócios, um dia se tornem cases de sucesso como o de Zica e Leila, não só em estética e saúde, mas em qualquer outra área que desejem empreender.
Sobre a Endeavor
Com sede em Nova Iorque, a Endeavor Initiative Inc. foi criada em 1997 por um grupo de ex-alunos da Universidade de Harvard que, tendo trabalhado em mercados emergentes, identificou a inexistência de uma cultura de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios e de programas que efetivamente apoiassem empreendedores. O instituto baseia-se na crença de que a mentalidade empreendedora que tanto beneficiou países desenvolvidos deve ser replicada com sucesso em países em desenvolvimento. Por isso, seus fundadores deram início à operação na Argentina e Chile no mesmo ano de sua fundação, em outubro de 1997. Atualmente, a Endeavor opera por meio de parcerias em 17 países e cada unidade possui administração independente, sendo mantida por empresários e parceiros locais.