O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia, empresa especializada em ações de marketing em redes sociais, assessoria de comunicação 2.0, produção e design de conteúdo.
Quando me empolgo com um assunto: falo rápido, muito rápido. E quando comecei minha carreira de palestrante, amigos insistiam que isto seria um problema. Fiz curso de dicção, fui ao fonoaudiólogo. Contudo, foi quando fui à primeira palestra da Martha Gabriel que tudo mudou. Ela é uma metralhadora de bons insights. É a prova viva que conteúdo sem performance é chatice. Hoje já foram mais de 12 palestras que assisti da diva do marketing digital brasileiro. Ela é referência em minhas aulas, e o mais importante: foi com ela que aprendi que devemos nos agarrar naquilo que nos torna único, independente que num primeiro momento pareça errado.
Mas o marketing digital também tem outras mulheres inspiradoras. Graça Taguti e suas palestras de Cibercultura são verdadeiros shows. Ela entra numa espécie de transe, fecha os olhos, filosofa sobre ciberhumanos. Ama ensinar. Aliás, esta é minha visão de marketing: um processo de educação. Já Sandra Turchi é doce, suas palavras saem com mais suavidade, mas não com menos força na hora de falar sobre digital x resultados reais para as empresas.
E não posso deixar de citar duas professoras de marketing da ESPM Sul: Claudete Tavares e Marcia Budke Popien. Foi como palestrante convidado nas aulas delas que comecei a dar os primeiros passos como professor. Hoje, tenho muito orgulho de sermos colegas de instituição.
Também tenho a preocupação que minha empresa, a Fabulosa Ideia, tenha um posicionamento querido. A “queridez” aproxima. E comunicação é isto: o ato de aproximar. Portanto, os meninos que me desculpem, mas as mulheres já nascem mais queridas. E é a maioria delas, 95% dos colaboradores, que dá vida ao sonho que criei aos 24 anos.
Rafael Terra é CEO da Fabulosa Ideia, empresa especializada em ações de marketing em redes sociais, assessoria de comunicação 2.0, produção e design de conteúdo. Jornalista com especialização em Marketing Digital (ESPM Sul), é professor das disciplinas de Marketing de Busca, Redes Sociais, RP Digital e Criatividade em Propaganda das instituições: IERGS, Escola do Marketing Digital, Unicruz, Senac RS e ESPM Sul. Também é um dos palestrantes de marketing digital mais requisitados do sul. Só em 2012 foram mais de 40 palestras. Tem no currículo o planejamento de ações para mais de 70 marcas. Entre elas: Red Bull, Santander Cultural, Seven Boys, GBOEX, InterCity Hotéis, Spirito Santo entre outras. Também traz na bagagem atuação em importantes veículos de comunicação online: Terra, clicRBS, Zero Hora e hagah. Já realizou a cobertura dos maiores eventos de redes sociais do Brasil, como InfoTrends, Circuito 4×1 e Social Media Week.