A frase “uma andorinha só não faz verão” é a mais propícia para começar este artigo e ela também é a mais pura verdade. Muitas vezes só conseguimos alcançar nossos desejos quando nos associamos às pessoas certas. Esta citação está sempre na minha cabeça e, outro dia, lendo sobre a vida e obra da estilista italiana Elsa Schiaparelli, percebi o quão inteligente e empreendedora ela foi.
A ideia aqui não é discutir o gosto pessoal de Elsa (gosto, como você já deve saber, cada um tem o seu e merece respeito). As criações da italiana eram pura fantasia e se identificavam muito com o surrealismo. Elsa era amiga pessoal de muitos pintores e artistas deste movimento e contou, especialmente, com a colaboração de Salvador Dalí para fazer suas peças mais famosas. Ao lado dele, fez o chapéu em forma de sapato, a bolsa-telefone, o blazer escrivaninha que tinha os bolsos em forma de ‘gavetas’, o vestido de seda pintado com moscas, o vestido esqueleto e o super famoso vestido lagosta! Não sei falar se as criações foram um sucesso no quesito vendas, mas posso afirmar que ficaram muito famosas (até hoje todas elas são conhecidas pela moçada da área da moda) porque cada um entrou na ‘sociedade’ com aquilo que melhor sabia fazer: Dalí com suas ideias loucas e Elsa com a moda. Quando a gente acredita em algo e desenvolve isto com esmero, o resultado não pode ser outro.
Assim como você, eu também sou empreendedora. E para ver meu negócio prosperar, estou sempre à caça de pessoas que sejam responsáveis e que compartilhem da mesma ideia (que é a moda e o universo feminino. Conhece alguém que esteja interessado?). Elsa juntou a amizade que já existia e a adoração pela técnica de pintura e transformou tudo isso em resultados interessantes.
O bom de ter parceiros é que você pode enriquecer seu trabalho com uma visão diferente, trocar ideias para ‘abrir a mente’, fazer com que mais pessoas conheçam seu trabalho e ter tantas outras experiências que, com certeza, serão importantes tanto para a sua vida quanto para a vida do seu negócio. Se você não tem perfil empreendedor, mas ainda sim quer empreender, aqui estão algumas características que seu sócio (parceiro) deve ter: ser proativo, criativo, corajoso, persistente, otimista e ter jeito para liderar. O que eu acho legal é procurar alguém que complete as suas qualidades e não que ‘bata de frente’, sabe? Só conseguimos admirar com perfeição o desenho que o quebra-cabeça forma se as peças se encaixarem com maestria!
Camila Fernandes é formada em Design de Moda e pós- graduada em Docência do Ensino Superior. Desde pequena é apaixonada por moda e escrita e resolveu transformar este hobby no seu ‘ganha-pão’. Ela é a editora do site ‘Clicamila: o universo feminino em movimento!’, no qual fala, com muito charme, criatividade e responsabilidade, sobre moda e todos os assuntos que são de interesse das mulheres. E como boa mineira que é, não dispensa uma prosa, especialmente se esta for acompanhada de cafezinho e pão de queijo.