Por Ludmila Coelho
Você pode até não saber o significado exato da palavra feedback, mas com certeza já usou em alguma expressão e sabe muito bem o que ela representa. Feedback nada mais é do que destacar para um colaborador os pontos positivos e negativos dele. No final da interação, ocorrerá o aprendizado. O feedback é fundamental e orienta os funcionários quanto às novas decisões e escolhas no futuro, além de motivá-los a melhorar seu rendimento. Você sabe da importância dele, mas será que você sabe a melhor maneira de realizá-lo?
Canais empreendedores e de economia citam algumas práticas para dar o feedback estruturado e construtivo a fim de garantir o desenvolvimento da empresa. Uma das técnicas mais usadas pelos gestores é a chamada “sanduíche”. Ela consiste em não focar essencialmente nos pontos negativos logo de cara. Colocar as críticas entre frases positivas para que a ordem das palavras influencie na maneira como essa mensagem será interpretada pelo ouvinte. Sabe-se que adjetivos positivos devem ser utilizados no início da conversa e, posteriormente, os negativos, para que o impacto da mensagem seja mais efetivo.
A entonação das palavras também influencia na mensagem que se deseja passar. Ela pode transmitir atitudes do falante, como amizade, entusiasmo ou, até mesmo, hostilidade. Assim, o ouvinte pode usar o seu modelo de fala para inferir o estado emocional do falante – como excitação, depressão e tristeza. Usar as palavras certas, com a entonação errada, pode comprometer o sentido daquilo que se deseja transmitir.
A frequência entre os feedbacks também é de extrema importância. Deve-se criar o hábito de dar retorno aos funcionários, seja ele positivo ou não. Aprendemos com mais efetividade com os retornos positivos. Sempre que houver espaço, elogie e ofereça sugestões ao receptor.
Lembre-se, o feedback não é sinônimo de bronca ou lição de moral, mas sim uma possibilidade de desenvolvimento do colaborador e um instrumento importante para as instituições. As empresas que têm melhores resultados são aquelas que, sem dúvida, dedicam mais tempo na relação com os seus colaboradores.