Por Alberto Brandão e Marina Thiago
“Em agosto de 2013 eu tomei uma decisão que mudaria completamente minha vida. Sentei-me à mesa que ocupei por oito anos, redigi minha carta de demissão e decidi que daquele momento em diante, eu seria guiado por minha paixão. Não que eu odiasse meu trabalho, mas não sentia que estava fazendo alguma diferença para o mundo. Fui para o Chile onde passei 90 dias imersos num ambiente completo de empreendedorismo e descobertas. O foco das primeiras semanas foi o desenvolvimento de negócios e a criação de iniciativas que fizessem o mundo um lugar melhor, mas ao longo do programa nos enxergamos num lugar diferente, onde jamais imaginei estar. Formamos uma comunidade de pessoas abertas, dispostas a compreender erros e incentivar acertos, sem julgamentos. Um grupo voltado a nutrir o desenvolvimento pessoal de cada um que estava ali presente.” Alberto Brandão
O senso de comunidade se tornou tão forte que muitos dos participantes acabaram voltando como facilitadores ou trabalhando remotamente para auxiliar no desenvolvimento da comunidade.
No programa seguinte que aconteceu em fevereiro, projetos ainda maiores aconteceram, destacando iniciativas ousadas como o Scribe, uma plataforma para escritores compartilharem seus textos e monetizarem conteúdo. Marina Thiago, Gerente de Parcerias Estratégicas do Scribe compartilha um pouco de sua experiência: “Muitas pessoas que hoje buscam o empreendedorismo querem uma coisa: felicidade. Empreender para mim significa ter a possibilidade de transformar paixões em um meio de vida. A Exosphere me mostrou o que eu considero hoje essencial para qualquer empreendedor: a acreditar mais em nós mesmos, amar de verdade as pessoas, ter pé no chão, coragem e dedicação. É um processo voltado para si, mas que não é nem um pouco solitário. Conheci pessoas incríveis que tinham as mais diversas paixões, habilidades e histórias de vida, e eu aprendi com cada uma delas: Desde andar de skate, passando por modelo de negócios e terminando em uma conversa sobre o que é amor.”
Marina está retornando ao Chile, sua Startup foi a primeira selecionada pela incubadora para funcionar totalmente na estrutura montada na Praia de Reñaca, em Viña del Mar.
O Empreendedorismo Rosa está em parceria com a Exosphere criando um concurso que irá premiar a vencedora/vencedor com uma bolsa de estudos. A candidata/o deverá entrar aqui: Bolsa de Estudos Para o Boot Camp e seguir as instruções.
Esperamos você no Chile !