Ana Carmen Nogueira
Definir o que é arte e o que é artesanato é uma tarefa árdua. Filósofos, teóricos e artistas discutem essa questão há muito tempo. Arte é linguagem. É por meio da arte que todos nós, seres humanos, temos a possibilidade de repensar nossas certezas e reinventar nosso dia a dia. É por meio do diálogo entre a obra e o observador que se criam conexões com os diferentes saberes culturais. Essa troca simbólica faz com que passemos a compreender a dimensão estética e artística presente no cotidiano e nos leva à reflexão crítica do mundo que vivemos e atuamos.
O artesanato é a reprodução, em série, de um objeto desenvolvido por uma artesã/ão e/ou um grupo de artesões que o elabora e comercializa. Tradicionalmente trata-se de uma produção familiar desenvolvido na própria casa do artesão. O artesanato é a transformação de uma matéria prima, na grande maioria das vezes retirada da própria região em que vive o artesão. Surgiu da necessidade do ser humano produzir bens de utilidade que facilitassem sua vida e nestes objetos sempre encontramos elementos que traduzem a cultura da sociedade em que está inserido.
Os caminhos da arte e do artesanato estão muito próximos, embora distintos. Artistas e artesões devem conhecer bem as matérias e as ferramentas de seus trabalhos. Enquanto na arte existe a busca de novas formas, estilos e expressões, o artesanato é repetitivo e conservador, além de ter um potencial de fornecer renda fomenta a riqueza cultural nas diversas e distintas regiões de nosso país.
Para gerar renda os produtos devem chegar ao mercado consumidor com uma garantia de qualidade e preço que promova a sustentabilidade do seu produtor. É interessante lembrar importantes parcerias que podem dar certo no desenvolvimento de produtos artesanais de qualidade. O design Renato Imbroisi trabalha com comunidades de artesões têxteis a partir do reconhecimento das habilidades específicas, aprendizagem compartilhada e a junção das técnicas tradicionais com o design. Vera Ferretti e eu, somos coordenadoras de um grupo de mulheres caiçaras “Saíras do Bonete”, na praia Grande do Bonete, em Ubatuba-SP. Nesta comunidade onde o artesanato tradicional foi esquecido, trabalhamos com resgate cultural por meio de atividades artísticas. Assim, ao compartilhamos saberes, o grupo foi se descobrindo, desvelando sua história e seus talentos.
O artesanato é uma expressão da cultura de uma sociedade, e como toda sociedade é viva e dinâmica, precisa evoluir, inventar, procurar novos caminhos carregando consigo a tradição e saberes de seus fundadores.
E você empreendedora, o seu negócio busca unir aspectos distintos como estes? Busca novas formas e expressões como na arte, mas também garantir aquilo que já está consagrado e reconhecido no seu produto, como no artesanato? Sem dúvida é um desafio, mas certamente é uma forma de evoluir sem perder suas raízes, podendo agregar outros saberes ao seu produto, não é mesmo?
Em tempo: Entre os dias 10 à 18 de dezembro, das 12h às 20h, vai rolar o Bazar de Natal das podeROSAS no espaço Adelina Hess.
Uma ação conjunta do Empreendedorismo Rosa Le Mundi Livroteca & Café Terapêutico e Casa Máy – Aromaterapia e Vida Natural.
Você poderá comprar de quem faz arte e artesanato com inspiração e leveza. Muitos produtos de qualidade e preço justo para presentear neste NATAL.
Saia da muvuca do shopping center e venha aproveitar o clima natalino e de boa energia que teremos aqui com muito café, aromas, bons livros e boa pROSA.
Ficamos na 7 de abril, 1181 – Juvevê – Curitiba – Paraná
3 pensamentos em “Empreendendo com artesanato”
Gostei muito do texto , está corretíssimo. Eu também sou artesã e amo tudo que faço nesta área . Agora estou confeccionando tiaras infantis cada qual a mais linda. Por enquanto estou só produzindo porque quase tudo que faço ou dou pra minha netinha Manuela ou dou de presente.bjs
Maria de Lourdes,
Que bom que você gostou do artigo. Sucesso para sua arte!
Um abraço de nossa equipe!
Artigo oportuno para mim, neste momento. Recentemente criei meu blog e página no Facebook, onde exponho minha arte e meu artesanato. A minha interpretação está bem próxima da sua definição. Muito obrigada por compartilhar suas ideias.
Grande abraço!
Anna