Por Lênia Luz
É possível empreender com seu companheiro de vida? A minha experiência diz que sim.
Quando eu e Marcio nos conhecemos, estávamos em uma fase de transição em nossas profissões. Não demorou muito para percebermos que poderíamos juntar nossas expertises e montar um negócio juntos. Marcio atuante há mais de 20 anos no mercado de franquias e eu no mercado da fonoaudiologia empresarial. Identificamos um mercado promissor no sul para darmos um pontapé inicial em nossa empresa que em 2012 completa 5 anos de existência.
Fonte das imagens: arquivo pessoal da autora
Você pode estar se perguntando: “Mas porque buscar um sócio dentro de um relacionamento ?” Entendo que alguns elementos estejam presentes e dentre eles estão o fato de amar e ser amada, juntar expertises , somar os recursos financeiros e viabilizar projetos em comum.
O grande desafio é buscar no dia a dia elementos necessários para que essa sociedade dê certo. Alguns pontos considero chave para que esse sucesso aconteça, dentre eles:
- Comprometimento: devemos perguntar sempre um ao outro: “Onde queremos chegar, porque queremos chegar,como vamos chegar e quando vamos chegar?”
- Confiança: grandes decisões devem ser tomadas em conjunto e a nossa lealdade e amizade devem ser inseparáveis.
- Administração inteligente pela Competência: ter habilidades desenvolvidas e conversar de maneira inteligente sobre dinheiro.
- Transparência: a verdade deve sempre prevalecer, deve-se criar um ambiente que favoreça a sinceridade.
- Respeito mútuo: sem respeito não há limites e eles são essenciais para a sociedade.
- Flexibilidade: saber ouvir , ser empático, reconhecer a necessidade de mudança, ceder com base no bom senso e no amor.
Nosso casamento empreendedor passou por situações muito difíceis, tivemos que mudar muitas coisas pessoais, conquistar um espaço no mercado fazendo uso de nossas redes de networking que se tornaram uma só. Nos apoiamos mutuamente para que não deixássemos esmorecer o nosso sonho e temos visto que não fosse o AMOR que temos um pelo outro e pelo nosso empreendimento, nosso crescimento como empresa não seria possível.
PS: Marcio este post é dedicado a você que tem sido meu sócio / marido, uma pessoa por quem tenho orgulho e admiração em trabalhar e com quem tenho aprendido a me tornar uma profissional mais madura e portanto mais completa. Amo você !
Feliz Dia dos Namorados, sócio !
Nenhum comentário “Empreender com o seu amor”
Obrigado minha eterna namorada e Empreendedora Rosa! Que possamos sempre vivenciar tudo o que você tão bem colocou no post durante os 365 dias do ano! TE AMO e quero que o mundo todo saiba disso!