Mais uma vez nos deparamos com uma narrativa onde o sucesso profissional direciona o foco não apenas para e negócio em si, seus produtos, fornecedores, clientes, mas principalmente para o sujeito, no caso o empresário, sua vida e sua autopercepção.
Muitos dos problemas de uma empresa encontram-se no próprio empresário, mais especificamente na sua psique. Suas atitudes e sua forma de lidar com as emoções, estresse e dificuldades determinam em muito o sucesso ou fracasso dos conflitos existentes no dia a dia empresarial.
Trata-se de uma leitura do mundo dos negócios pelo viés da psicologia e da psicanálise, onde conceitos tais como prazer, culpa, desejo, inveja, empatia, ansiedade, idealizações, circulam e determinam muitas das interpretações, ações e omissões do empresário à frente do seu negócio.
Como todo ser humano, o empresário também tem um arsenal de sentimentos e vivências trazidas de sua formação e educação. Suas expectativas e autocobranças não estão desconectadas do sujeito que é. Sua forma de ver o mundo e as suas relações passam, necessariamente, pela forma como se estruturou sua vida psíquica.
Para aqueles que já vivenciaram uma experiência analítica, essa leitura pode ser uma viagem de reconhecimento por caminhos e conceitos já trilhados como pessoa neste processo. Para os que nunca se aproximaram deste universo analítico, essa é uma leitura de fácil compreensão, pois os conceitos abordados estão expostos de maneira clara e exemplificados com histórias comuns e típicas encontradas no nosso dia a dia empresarial.
Pronto para deitar no divã?
*Vânia Vidal de Oliva
Nenhum comentário “Empresários no Divã – Como Freud, Jung e Lacan podem ajudar sua empresa a deslanchar”
Vania, vc é demais!!! Minha terapeuta queé super conceituada , acabou de me indicar esse livro. e vc já indicou para nossas leitoras.
bj com sds.
Obrigada Yuri,
Precisamos estar atualizadas para dar boas dicas para nossas leitoras.
Bjs,
Vânia Oliva