Empreender, longe de ser um dom, requer muita dedicação e força de vontade. No dia a dia podemos nos deixar influenciar pelo cansaço ou experiencias ruins. Por isso é muito importante que todo empreendedor tenha alguém que o ajude a não desistir no primeiro tropeço.
O mentor é, normalmente, um exemplo de empreendedor de sucesso, que influencia positivamente a pessoa que quer aprender e que dá boas dicas nas atividades profissionais.
O mentor antes de tudo deve ser uma pessoa crítica, pois ele estará acompanhando o “afilhado” em todos os processos de planejamento do negócio. Quanto mais experiente for melhor, mas é bom lembrar que o mentor não estará sempre solucionando problemas, mas sim ajudando a encontrar as perguntas certas para descobrir o melhor caminho. Ele não deve ser confundido como um investidor e também é importante evitar que ele esteja atuando no mesmo ramo que o seu negócio.
As atividades que envolvem o mentor estão relacionadas principalmente ao planejamento, isto é, ele ajudará a desenvolver o plano de negócios e dará apoio durante a formação da rede de contatos chave, parceiros, entre outras necessidades específicas do projeto.
Esta dica faz parte da Jornada Empreendedora do projeto Maternarum, na próxima semana falarão sobre um método para planejamento de negócios muito conhecido por “The Business Model Canvas”, acompanhe essa jornada para o sucesso de seu negócio, seja ele Rosa ou Materno!
Indicação da semana de nossa parceira Gandha Romenski, Organizadora e Idealizadora do Maternarum.