A entrevistada do Empreendedorimso Rosa desse mês é a Nísia Teles, que além de fazer parte da nossa equipe, é colunista e fundadora da empresa Markentista Marketing e Design. Ela fala sobre Redes Sociais na Odontologia.
Qual o papel das Redes Sociais no universo empresarial no que tange a odontologia?
É de grande importância dentro do universo da odontologia no que diz respeito a comunicação com todos os públicos de interesse da clínica/consultório. A comunicação faz parte do nosso dia-a-dia e não temos como fugir dela. Mas a comunicação moderna é bem diferente de alguns anos atrás, hoje em dia as relações são fortalecidas com ajuda das Redes Sociais. Quem não está adaptado a este novo comportamento vai ter uma comunicação limitada com seus clientes e demais públicos de interesse.
Quais os benefícios e os aspectos negativos (caso houver) de uma empresa ou de uma marca ao se apresentar e divulgar em uma Rede Social?
Como em tudo na vida, sempre existe os pontos positivos e os negativos.
Positivos:
Modernidade;
Interatividade;
Fortalecimento da marca e imagem;
Diferencial competitivo;
Rapidez que a informação é transmitida para diversas pessoas;
Comunicação junto ao cliente atual e futuro;
Divulgação dos seus serviços;
Relacionamento constante com os públicos de interesse;
Facilidade de ser encontrado na internet;
Encontrar novas oportunidades de negócios.
Negativos:
Conteúdo duplicado sem autorização;
Perfis falsos criados por pessoas que não fazem parte do negócio;
Depoimentos negativos que são espalhados com uma rapidez absurda.
O uso de Redes Sociais seria um novo canal de divulgação? Quais os impactos diretos e indiretos?
Sim, no momento um dos canais de comunicação mais utilizado. O impacto direto é o aumento do número de clientes e a integração com todos os envolvidos no negócio, já os impactos indiretos é o fortalecimento de imagem e o diferencial competitivo no mercado.
Atualmente, estar ausente em uma Rede Social pode impedir o crescimento de uma empresa ou instituição? Por quê?
Ter um site deixou de ser um diferencial e passou a ser uma regra básica para o profissional que deseja se adaptar ao mundo globalizado. O cliente moderno é totalmente conectado, ele quer saber tudo sobre as empresas e serviços, e para isso ele recorre ao gigante mundo on line. E o Google se tornou uma poderosa ferramenta na busca por informações de todos os tipos e níveis. Quem não estiver nesse espaço virtual terá que correr, pois ficará em desvantagem.
Como utilizar as Redes Sociais como ferramenta dentro do campo da Odontologia?
A odontologia está mudando. Atualmente, realizamos um trabalho dentro de clínicas e consultórios odontológicos de Marketing Sensorial para transformar as percepções negativas em percepções positivas. E as Redes Sociais podem ser utilizadas para disseminar esta nova cultura, a cultura do sorriso, da alegria, do bom humor, da saúde, do bemestar e de tudo que um sorriso bonito e saudável pode proporcionar.
Qual a melhor maneira dos dentistas utilizarem as Redes Sociais?
- Tenha muito bem definido o posicionamento das suas Redes Sociais. É muito chato um Blog, Facebook ou Twitter perdidos no espaço;
- Tenha uma identidade visual, desenvolva um layout dinâmico, visualmente agradável e bonito;
- Fale sobre algo que as pessoas gostem, não precisa ficar martelando nos mesmo assuntos de odontologia que todos já falam, é importante ter um diferencial;
- Prepare um conteúdo de qualidade, atual e, tente buscar enriquecer com suas ideias e opiniões próprias, criando dessa forma Redes Sociais de personalidade;
- Procure assuntos novos, que não tenha aparecido ainda em outros blogs de odontologia, tente ultrapassar o comum, fugindo do que todo mundo escreve, leia bastantes revistas, jornais e sempre esteja antenado em Redes Sociais de outros segmentos. Certa vez comprei uma revista para o público vegetariano, apenas porque a matéria principal tinha o seguinte tema: Sorria! Seu humor melhora com os alimentos certos;
- Suas Redes Sociais precisam transbordar vida, energia, bom humor. Não podemos esquecer que falamos de odontologia e odontologia lembra o quê? Sorrisos! Procure trazer esta alegria através das cores, da forma de escrever, das imagens anexadas e o principal, de um ser humano. É preciso interação com seus leitores. Uma das principais características das Redes Sociais é o poder que elas têm de interatividade;
- As Redes Sociais são plantinhas que devem ser regadas constantemente, pois os resultados só acontecem a médio e longo prazo;
- Responda os e-mails e comentários dos leitores, visite outras Redes Sociais, deixe comentários em outros perfis, enfim, construa relacionamentos. É isso que o consumidor atual busca “RELACIONAMENTO”.
As Redes Sociais podem ajudar na captura de pacientes?
Sim. O cliente moderno é super antenado. Antes de escolher por uma determinada empresa ele procura todo tipo de informação que possa tangibilizar os serviços oferecidos pela mesma. Ele observa se o site transmite qualidade, se as redes sociais respondem suas dúvidas, se a cultura da empresa é voltada para o cliente, entre outras coisas.
O uso das Redes Sociais é uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo você envia e recebe mensagens. Como fazer esta relação funcionar bem entre dentistas e pacientes?
Estar presente nas Redes Sociais de uma forma efetiva é essencial para a empresa que deseja fortalecer sua imagem, conquistar novos clientes e fortalecer relações. Não basta ser visto é preciso ser lembrado constantemente. Mas para isso acontecer é importante que as empresas estejam constantemente conectadas em tudo que acontece nas suas Redes Sociais, caso contrário o efeito será negativo.
Um sorriso rosa para vocês!
Nísia Teles
Graduada em Marketing.
Especialista em Marketing para Dentistas e Médicos.
Sócia fundadora da Markentista – Marketing e Design.
Ministra cursos e palestras pelo Brasil.
Autora de diversos artigos sobre Marketing Odontológico e Médico.
Markentista
Telefone: (21) 3648 9688
Site: www.markentista.com.br
Blog: www.blog.markentista.com.br
E-mail: markentista@markentista.com.br