Este mês o Empreendedorismo Rosa entrevistou a empreendedora Mariane Cristine Baldissera, diretora Nacional de Franquias e Sócia-Proprietária no Shopping das Franquias, que comercializa as marcas Click Sushi, Tostare Café e MiniChefs.
ER. De onde surgiu a ideia de empreender no segmento de franquias ?
Todos somos consumidores e, muitas vezes, desejamos um atendimento ou serviço que ainda não existe ou não foi formatado. No caso da Tostare Café, nossa inspiração vem dos cafés europeus – ambiente tranquilo, boas opções de cardápio e atendimento personalizado.
Na ClickSushi, oferecemos o melhor sushi e sashimi do Brasil, em apresentações impecáveis e sabores delicados. O sistema de pedidos e pagamentos pela internet é um grande sucesso e nossas unidades físicas oferecem espaços temáticos, com tatame, lounge e sushibar.
A MiniChefs oferece uma nova abordagem a respeito da alimentação infantil – chega de gordura, fritura, sal, açúcar e farinha em excesso! É divertido e saudável alimentar-se corretamente. Pais e filhos vivem uma nova experiência sensorial, aprendem juntos a conviver e compartilhar bons e saudáveis momentos gastronômicos.
ER. O público feminino tem buscado empreender mais no segmento de franquias?
Com certeza a presença feminina a frente de unidades franqueadas tem crescido velozmente. Neste momento, das 60 unidades franqueadas que possuímos, mais de 60% são conduzidas por empreendedoras – e este número cresce a cada ano.
ER. Muitas mulheres dizem sofrer preconceito por parte dos homens no mundo dos negócios. Você diria o que sobre esta questão ? Já passou por alguma situação de preconceito ?
O mercado está mudando rapidamente. Competências gerenciais, foco no negócio, objetividade e facilidade de relacionamento interpessoal são ferramentas que homens e mulheres possuem em igualdade de condições. No mundo dos negócios, onde os empreendedores trocam informações em diferentes níveis, não percebemos nenhum preconceito. A profissionalização acelerada que o mercado exige está criando um novo tipo de empreendedora. Não basta ser empresária, é preciso conciliar a vida familiar, filhos, marido, compromissos sociais, etc. Esta condição multitarefa, que todas nós mulheres possuímos, é um importante diferencial para o sucesso de qualquer atividade.
ER. Como é empreender com o marido ?
É uma ótima experiência. Viajamos juntos 10 meses por ano. Trabalhamos no negócio que escolhemos e que acreditamos. O crescimento e a maturidade de nossas marcas é o fruto de uma parceria que nos une desde o primeiro dia.
ER. Como foi montar o negócio? Quais foram os principais desafios?
Em termos de Brasil, o grande desafio de qualquer franqueadora com atuação nacional é a logística. Fretes, prazos, fornecedores, diferentes tributações e distâncias continentais nos impeliram a criar um modelo de negócio mais enxuto que os modelos tradicionais de franquia. Investimos em fornecedores certificados, ferramentas de gerenciamento pela web e consultores de campo capazes de dar total suporte aos franqueados.
ER Qual o conselho que você dá para quem está buscando comprar uma franquia ?
Torne-se franqueada de algo que você acredita de coração. Encante-se com o conceito, com a marca, com a metodologia. Não compre uma franquia somente de forma racional e financeira. Nós mulheres possuímos elevado senso de observação e capacidade analítica. Escolhemos com a razão, com certeza, mas nossa dose de emoção conta enormemente para o sucesso do negócio.
ER. Deixe uma mensagem de incentivo as nossas leitoras que empreendem ou desejam empreender .
O Brasil está atravessando uma fase excelente em termos de negócios, mercados, oportunidades e visibilidade internacional. Quem deseja empreender, esta é a hora. Milhares de novos consumidores estão ávidos por produtos e serviços diferenciados, com conceitos inéditos e criativos. Sugiro como exemplo, o site www.franquiamovel.com.br – oferecemos temakerias, cafeterias e cursos de culinária para crianças em unidade móveis – qualidade, mobilidade, comodidade, novidade – tudo num só conceito de negócio!
Telefones: (48) 96162913 e (11) 982705447
Sites: www.shoppingdasfranquias.com.br e www.franquiamovel.com.br
Blog: www.blog.nome.com.br
Email: franquia@shoppingdasfranquias.com.br
Um pensamento em “Entrevista – Mariane Cristine Baldissera”
Parabens……..que mulher inteligente e com visão de mundo…adorei a entrevista……vou procurar saber mais sobre estas franquias ….muito obrigada