Por Janaina Bohlke
Você está naquele ritmo de trabalho frenético, de repente…. se dá conta que suas costas travam bem naquela hora em que você tem o pedido, o projeto pra entregar, a encomenda, a apresentação importante… enfim… senti na pele isso aqui no escritório, meu cotovelo gritou! E eis que estou tratando de uma tendinite no cotovelo…
Poderia ter prevenido? Sim! Foi uma falta de atenção comigo mesma e mesmo tendo estudado e aplicado nos meus projetos de interiores, esqueci de olhar o principal: como estava meu espaço de trabalho ergonomicamente falando?
Primeiro o significado: “ERGONOMIA é a ciência aplicada, voltada para as características humanas que precisam ser consideradas no projeto de dispositivos e sistemas, a fim de que as pessoas e coisas interajam com eficácia e segurança.” Francis D.K.Ching.
Agora algumas dicas que valem não só pra quem está em frente a um computador, mas também trabalha com alimentação, roupas, etc.
- Altura de um balcão de atendimento em lojas: 85-95cm.
- Altura de uma bancada de trabalho para cozinhas: 80-90 cm.
- Altura balcão de caixa: 110 cm.
- Altura ainda alcançável daquela última prateleira do estoque: 180m.
- Altura de uma mesa de escritório: 75cm.
Importante: existem algumas medidas ergonômicas padrão baseadas na média de estatura da população de um país, mas é fundamental ter em mente qual é a sua altura e/ou do usuário que irá utilizar com frequência o espaço, seja uma mesa, balcão, bancada de cozinha, etc. e fazer as adaptações, as medidas padrão de modo a manter conforto e segurança sempre!
Nos “vemos” mês que vem!