Estou estreando hoje, com muito carinho, como colunista no Empreendedorismo Rosa. Espero poder contribuir de alguma forma para essa iniciativa da qual sou admiradora.
Estamos no mês de julho iniciando o segundo semestre de 2013. Nesta época, faço meu trabalho de reflexão acerca do primeiro período do ano e começo a trabalhar na estratégia para o próximo semestre e ano. Busco sempre, nessa ocasião, me inspirar em alguma leitura que me apoie em minhas decisões. Este ano, iniciei a leitura de um livro chamado O Estrategista, da escritora Cynthia Montgomery. De maneira concisa, essa autora explica como a estratégia e execução devem andar de mãos dadas, além de citar muito a questão do foro íntimo do executivo.
No livro, ela cita que todo mundo sabe que é a estratégia que move um negócio. No entanto, nos últimos anos a função do estrategista foi retirada do topo da organização e deixada a cargo de especialistas terceirizados.
Para ela, a estratégia não é apenas uma ferramenta usada para vencer a concorrência, mas sobretudo um sistema de criação de valor: a maneira mais poderosa que um líder tem de moldar a própria empresa.
Por concordar com a escritora e estarmos nesta época do ano, resolvi escrever sobre o assunto. Acredito que as mulheres empreendedoras já têm esse espírito estrategista: somos mães, não conseguimos imaginar alguém pensando no futuro dos nossos filhos! Sabemos que por mais que nós e nossos colaboradores trabalhemos arduamente, por mais maravilhosa que seja a cultura da nossa empresa, por mais que nossas motivações ou nossos produtos sejam bons, se não tivermos uma estratégia com a nossa “alma”, como aquela que dedicamos com todo amor aos nossos filhos, todo o resto estará em risco.
Vamos pensar estrategicamente?
Fátima Rocha é Graduada em Ciências Contábeis pela ISES Clovis Bilaque e em Direito pela Universidade Gama Filho, atuou como contadora por muitos anos, antes de começar suas atividades como empreendedora. Após integrar a equipe administrativa de outros estabelecimentos, inaugurou, em sociedade com o marido, Júlio Dias, a primeira unidade da MegaMatte, em 1994. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro – ABF-Rio, de 2011 a abril de 2013, entidade em que atua hoje como Presidente do Conselho Consultivo.
Nenhum comentário “Estratégia Feminina”
Não necessariamente por sermos “mães”, mas, por sermos mulheres, sim, temos uma visão global e estratégica do que acontece em nosso redor e com as pessoas que nos cercam.
Seja bem vinda!!! Muito bom o tema de sua estréia adorei a dica do livro e que vc tenha mt sucesso por aqui, amo visitar esse blog fico ansiosa para ver as novas postagem, já faz parte do meu dia a dia e já esta em minha barra dos favoritos rsrsr, sucesso sempre!!!!
Gostei da estréia, muito apropriado o tema. Obrigada!