Por Naira Amorelli
O Brasil, gigante em sua pluralidade, não é um país de distâncias, mas uma terra de proximidades, um lugar que não separa, mas que une povos, culturas, histórias e singularidades em um só balaio. E que mistura boa… Pois é sobre esta mistura que quero hoje falar com você.
Nós somos um país capaz de agradar os mais distintos e exigentes turistas do mundo todo, mas na hora de conhecer nosso país, nos limitamos a ficar flutuando somente no básico. Infelizmente nos acostumamos que somos um país com belas praias com dias longos de muito sol e temos o melhor litoral do mundo. E só. E só? É só isso? Não, não é só isso. Temos os Pampas, a caatinga, as florestas, os rios, lagoas, as serras, o cerrado, os cânions, as chapadas, a Mata Atlântica, o sertão, os grandes centros urbanos, o Pantanal, as cidades históricas, enfim, temos uma variedade infinita de destinos turísticos além das lindas praias e ilhas que já conhecemos tão exaustivamente nas propagandas que diariamente nos bombardeiam. Vale lembrar que temos também muito mais que cenários deslumbrantes, temos vida, cultura e história como poucos lugares que possuem uma extensão territorial como a nossa.
Viajar pelo Brasil é mais que conhecer um país em sua essência, é se integrar as nossas raízes, é se entregar ao nosso produto mais singular e único em todo mundo, é tomar conhecimento do que é realmente ser brasileiro. Então, meu convite a você é simples: viaje. Viaje sim, corra o mundo, mas comece a olhar com mais atenção para nosso país e se aventure nesta doce “missão” de dentro para fora. Tenho certeza que você irá se apaixonar ainda mais por esse Brasilzão de todos os povos.
Boa viagem!