Por Lorena Gurjão
Entender como funciona o mercado de luxo no Brasil, o porquê esse mercado tem se mostrado tão atrativo, compreender as mudanças que ocorrem do luxo tradicional para o luxo contemporâneo e o que leva um consumidor a comprar um produto ou serviço de luxo, foi o mote do curso ministrado por Cláudio Diniz, CEO da Maison Du Luxe Events e Consulting, sobre “O mercado de luxo no Brasil, tendências e oportunidades” onde o Empreendedorismo Rosa esteve presente conferindo na íntegra os novos conceitos para transmitir em primeira mão para vocês.
Diferente do conceito “luxo” do Google: “modo de vida que inclui um conjunto de coisas ou atividades supérfluas e aparatosas = gala, pompa, ostentação”, o luxo contemporâneo é experiência e tem relação com o “ser” e não o “ter”. Claudio Diniz sintetiza dizendo que luxo é o que nos remete ao estilo de vida, as sensações e ao significado que esses produtos e serviços trazem para nossa vida.
De acordo com o Credit Suisse a cada 27 minutos um brasileiro se torna milionário. O Brasil é o segundo país a fabricar milionários no mundo e só perde para a África do Sul. Contudo, nós brasileiros ainda não temos uma cultura de luxo contemporâneo, aqui no Brasil ainda vivemos o luxo ostentação. Aquele no padrão “Fiquei rico e milionário, quero uma champanhe as 7h da manhã! Quanto é isso? É caro? Quero tudo! Um de cada cor.”
Mas, estamos aprendendo, afinal, o mundo descobriu o Brasil há seis anos quando o mesmo entrou para o Bônus Demográfico que é o número total de adultos produtivos maior que a soma de idosos e crianças. Isso acontece uma única vez na história de um país e dura em torno de 10 anos. O Bônus Demográfico impulsiona a economia de um país. Nesta fase existem mais pessoas trabalhando, ganhando e gastando dinheiro, do que pessoas improdutivas. Um segundo grande fator aconteceu em abril de 2008 (lembrando que neste período o mundo estava em crise), quando o Brasil recebe o título de Investment Grade ou Grau de Investimento. Dois Bancos Europeus anunciam para o mundo: “O Brasil é um país confiável para investimentos” e os fundos de investimentos começaram a investir no Brasil.
Depois disso, o mundo começou a olhar para o Brasil com outros olhos, as grandes marcas internacionais de luxo vieram para cá e tiveram que se adaptar a algumas peculiaridades dos brasileiros como as compras parceladas. O Brasil é o único lugar no mundo onde você compra luxo a prazo .
Por fim o que podemos perceber é que o Brasil está se inserindo aos poucos no futuro do luxo contemporâneo: sem ostentação, mais aspiracional e sensorial onde o importante é “ser” e não “ter”, sob um enfoque mais cultural e com mais consciência ambiental e responsabilidade social. Como isso ele aproxima-se do real conceito de que o novo luxo não se define pela posse do objeto em si mas pela experiência e carga emocional que ele proporcionará.
Um pensamento em ““Experiência” é o novo LUXO”
excelente mensagem, vem muito de acordo com tudo o que eh sustentavel…