Por Tatiana Girardi
Já percebeu o quanto é mais fácil sucumbir ao que não vai bem em nosso dia, em nossa vida, em nosso mundo?
Infelizmente a tendência do ser humano é focar primeiro o negativo, ou seja, é dar mais atenção ao que falta, ao que não está bom, ao que não deu certo, ao erro.
Isso tudo vem em forma de lamentações, reclamações, mau humor, ansiedade, para citar alguns exemplos. Dessa forma, a sintonia energética gerada é negativa, o que, obviamente, atrai mais negatividade. Dessa forma, acabamos entrando num ciclo vicioso que não faz bem.
Ao meu ver, uma das formas mais eficientes de sair do ciclo vicioso e entrar em um ciclo virtuoso, no qual a energia gerada é positiva, é praticando e sentindo a gratidão. Ser grato a todo instante é focar o que é e no que está bom. É focar no que se tem, no acerto, na intenção positiva, no bem. O lema que tenho para mim e repasso aos meus clientes é: FOCO NO BOM.
Duas dicas que podem ajudar na prática da gratidão diária:
1. Experimente listar todos os motivos pelos quais você tem a agradecer e, ao dormir e/ou ao acordar, faça a leitura dessa lista. É incrível a positividade que a internalização dessas certezas traz;
2. Crie a “poupança positiva”. Escreva em um papel tudo de bom que lhe aconteceu durante a semana. É importante colocar a data. Deposite-o em um vidro ou caixa. No último dia do ano, abra o recipiente e leia todos os seus “depósitos positivos”, você se surpreenderá e verá o quanto seu ano foi bom e o quanto tem a agradecer.
“Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.” Jean de La Bruvere
Permita-se. Seja grato e FOQUE NO BOM!