“E as fotos? Já mandou? Já publicou? Já editou? Já compartilhou? Já curtiu?” Essas expressões não eram comuns no tempo em que comprávamos filmes de 12, 24 ou 36 poses. Usávamos mais a expressão “E as fotos? Já comprou o filme? Já revelou? Guardou o negativo?”
Hoje podemos ter um arquivo nas mãos com milhares de imagens. E essa vontade insaciável de capturar momentos, pessoas, coisas, lugares é bem notável no Instagram, rede social de compartilhamento de fotos. Na semana do Dia Mundial da Fotografia, percebi em posts a paixão, a vontade e o despertar que um clique pode causar. É… a tecnologia abriu mercado para os profissionais de Fotografia.
Quem poderia imaginar que um estudante da área poderia construir e exibir uma galeria 24hs por dia antes mesmo de estar com o diploma? Receber curtidas, comentários, dicas de outros mais experientes e elogios, muitos elogios. As imagens encantam e já é comum observar pessoas querendo participar de outras comunidades como colaborador e, assim, aumentar seu networking.
A galeria Professional Brazil (www.instagram.com/professionalbrazil) tem como objetivo estimular profissionais e amadores e publica diariamente três imagens selecionadas. Entre as hastags, as mais utilizadas são #pro_sunset #pro_beach #pro_pb e #concursodeimagensrj, realizado pelo ProfissionaisRJ.com.br, que desde julho seleciona 10 finalistas para a 1ª Expo Instagram Professional Brazil, em Dezembro, no Shopping Cittá América – Barra da Tijuca.
São milhares de imagens enviadas todos os dias. Pessoas comuns com fotos extraordinárias. Profissionais de mercado compartilhando suas fotos mais comuns. Uma rede social que movimenta o mercado profissional e encanta os amantes da Fotografia. Sabe qual é a hastag mais utilizada no mundo? #love , com mais de 237.305.444 imagens! O amor sempre nos surpreende! Veja as lista completa feita no início de 2013.
Luciana Cavaliere é Empreendedora, Jornalista há 12 anos, com especialização em Produção Cultural e Diretora na Consultoria Brasil MKT, fundou, em 2011, o portal de educação ProfissionaisRJ.com.br. Durante cinco anos foi coordenadora geral dos três Núcleos de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, e, nesse período, foi professora de Jornalismo e desenvolveu projetos na redação de grandes jornais. Por três anos foi Editora-executiva dos tabloides Estágios & Carreiras (O DIA), Direito & Cidadania (JB) e Revista Interativa (Unesa). Criadora dos canais “Startup Mobile” e “Casa da Empresária”,é sócia-fundadora da Casa da Empresária na ACMERJ (Associação Comercial de Mulheres Empreendedoras –RJ).