Quando recebi o convite para escrever para Empreendedorismo Rosa, confesso que fiquei anestesiada e muito feliz, para mim é muito gratificante poder compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e conhecimento deste mundo dos negócios.
Um dos itens que afligem as empresárias são os impostos, afinal pagamos tanto e nem sempre temos o retorno esperado. Infelizmente não há como fugir dele, qualquer negócio para crescer precisa ser regularizado e não espere que somente o governo fiscalize, afinal, o conceito hoje é a fiscalização por parceiros – clientes e fornecedores, todos são corresponsáveis em certificar-se da regularidade do negócio, sem contar com a tecnologia e cruzamento de dados.
Os impostos podem pesar menos no seu negócio e não se trata de lesar o governo, mas de oferecer a tributação de forma mais justa que é o regime de caixa. Neste regime, os impostos federais são tributados quando a empresa recebe, assim, negociações de médio e longo prazo não afetam seu fluxo de caixa, se você não recebe, o governo também não recebe.
Podem optar por esse regime as microempresas e empresas de pequeno porte tributadas pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, a opção é feita em cada novo exercício e deve ser mantida ao longo do ano, o cuidado que a empresária precisa tomar é de manter o controle dos recebimentos.
Aproveite esse final de semestre para organizar as contas e avaliar o impacto da adoção deste regime para 2014, fica mais fácil administrar quando se tem mais recursos sobrando. Ah, não deixe de avisar seu contador!
Heloisa Motoki é empreendedora, sócia-fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Women”. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.
A Quali Contábil é uma empresa nacional e jovem que presta serviços nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societária para todos os seguimentos (Comércio, Indústria e Serviços) e portes (Micro, Pequena e Média) localizados em São Paulo e Grande São Paulo.