Por Lênia Luz
Muito se tem falado sobre Empreendedorismo Feminino, mas você já ouviu falar sobre o Intraempreendedorismo Feminino?
O conceito, Intraempreendedorismo, foi usado pela primeira vez, na década de 1980, pelo consultor de administração Gifford Pinchot III. Quase duas décadas mais tarde, os dicionários passaram a apresentar o termo intrapreneur, que designa a pessoa que, dentro de uma grande corporação, assume a responsabilidade direta de transformar uma ideia ou projeto em produto lucrativo através da inovação e de assunção de riscos. Para Pinchot o intraempreendedor é sempre o sonhador que apresenta a capacidade de transformar uma ideia em uma realidade.
O intraempreendedor é aquele indivíduo com perfil empreendedor que atua dentro de uma organização. Sendo assim o intraempreendedorismo é o empreendedorismo que ocorre dentro de empresas já existentes.
Tenho conhecido muitas mulheres intraempreendedoras e muitas delas deram seus primeiros passos profissionais dentro de corporações. Quando pergunto e estas mulheres se ela abriria mão de ser uma intraempreendedora para ser uma empreendedora, escuto um tranquilo : Não! Elas compreendem que dentro de seu segmento, podem contribuir muito com suas ações, habilidades e estimular pessoas que estão trabalhando em seu setores a crescerem e contribuírem com a empresa.
Estas mulheres comprovam que intraempreender também demanda posicionamento, habilidades e paixão pelo trabalho que faz.
E você tem uma história intraempreendedora para compartilhar comigo? Mande para contato@empreendedorismorosa.com.br no Assunto: “Eu Intraempreendo” e compartilhe sua história.
Grande abraço ROSA
Lênia Luz
Fundadora do Empreendedorismo Rosa