Muito se tem falado no tema. Aliás, antes de intra, fala-se em Empreendedorismo; aí como as empresas decidiram elencar este termo no rol das competências a serem desenvolvidas pelos seus colaboradores, indistintamente pelo cargo que ocupam, o tema tornou-se atual e circula nos debates corporativos.
O termo vem do verbo – empreender -, ou seja, iniciar, colocar energia para pôr em funcionamento, agir, realizar; abrir um novo negócio, iniciar um projeto inovador, reestruturar um já existente com algum diferencial, enfim, o termo quer dizer energia para realização.
Assim sendo, sob esta ótica, todos e todas podem ser empreendedores e intraempreendedores! Isto é uma realidade nos dias de hoje!
O termo intraempreendedorismo significa empreender dentro do contexto da empresa ou de um projeto, onde a princípio já está tudo iniciado e em pleno funcionamento; será? Nem sempre e mesmo estando o que as empresas em geral, buscam através de seus donos, gestores, líderes, é a capacidade de perceber oportunidades de empreender, de iniciar algo (e concluir), de propor soluções e ações novas para situações-problema, vistas como difíceis, até, muitas vezes, como empecilhos para obtenção de crescimento, lucro, qualidade, entre tantos fatores.
E o que é importante para INTRAEMPREENDER?
Em primeiro lugar uma atitude pró-ativa de QUERER, ver e pensar com olhos, coração e razão mais amplos do que o senso comum. É preciso debruçar-se sobre e refletir, questionar-se, levantar hipóteses, propor ideias, debater e ter a coragem de apresentar e vender uma ideia. Uma vez vendida, é colocar energia para a realização: definir metas e resultados esperados, análises de cenários externos e internos também são importantes de serem considerados, mas estes não devem inibir ou extinguir a ação intraempreendedora!
Geralmente a ação intraempreendedora advém de um colaborador, de um líder, de uma pessoa comum dentro das empresas, mas nada impede que a realização da ação intraempreendedora seja compartilhada e atingida em equipe/time.
Portanto, conclui-se que INTRAEMPREENDER é uma forte realidade no mundo empresarial atual. Esta possibilidade aberta a todos, fortalece e estimula a INICIATIVA para busca de INOVAÇAO, além de gerar um maior COMPROMETIMENTO com a empresa e seu sucesso!!!
Vamos empreender e intraempreender?
Vera Gobetti é Consultora em Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano. Possui mais de 25 anos de experiência em RH, com carreira desenvolvida em empresas multinacionais como Bosch Siemens Home Appliances, Robert Bosch Ltda e Ericsson Telecomunicações SA. Experiência na implementação e customização de objetivos regionais e globais, alinhados com os requerimentos e necessidades locais das organizações. Participação ativa em projetos de “Due Dilligence” e análises de Fusões e Aquisições. Participação em grandes projetos de terceirização no Mercado de Telecom. Grande experiência em processos de Negociação Sindical em todo o Brasil. Liderança de equipes de RH na América Latina, através de projetos específicos.