Estamos acostumadas a reagir às situações do mundo ao invés de criar as experiências que desejamos. Muitas vezes temos a sensação de que não temos controle sobre a nossa própria vida… Mas eu garanto que tomar as rédeas do seu tempo é possível e mais fácil do que você pensa!
Se você quer que as coisas mudem, você precisa mudar algumas coisas…
Primeiro, deixe eu contar sobre minha louca vida. Somente em 2013 moramos em quatro países diferentes: Índia, Alemanha, Brasil e China. Fizemos duas mudanças intercontinentais, sempre viajando com criança e gato a tiracolo.
Até aí tudo bem, certo?
Acontece que há mais ou menos um ano, quando ainda morava na Índia e curtia a licença-maternidade, me apaixonei pela ideia de construir um negócio que ajudasse outras mulheres. E, por causa da vida nômade, decidi que seria pela internet. Comecei a pesquisar sobre empreendedorismo no Brasil e claro que não demorou nada para eu pousar nos campos férteis do Empreendedorismo Rosa, que desde então tem sido grande fonte de inspiração e informação.
Mas nem tudo são flores…
Quando estávamos na Alemanha, em meados do ano passado, tive uma crise de nervos. De uma hora para outra eu não tinha mais tempo para trabalhar no meu projeto, meu sonho, por não dispor de ajuda com a Luisa, na época com menos de 2 anos. A frustração tomou conta de mim…
Parecia ser uma situação legítima – uma mãe que não tinha tempo por causa da criança.
Mas eu precisava fazer alguma coisa para sair daquele buraco negro psicológico em que me encontrava. E a virada veio com um puxão de orelha…
Você também acha que não tem tempo para mais nada? Hummmm…
Depois de falar sobre minha falta de tempo por uns 20 segundos com o meu mentor, Bob Proctor, ele me interrompeu com sua voz poderosa que quase me jogou contra a parede:
“Se você não governar as circunstâncias, as circunstâncias governarão você!”
Imagine a minha cara (e o tamanho do meu beiço). Mas era exatamente isso que estava acontecendo! Eu estava deixando situações externas ditarem a minha vida. Então decidi encontrar uma forma de dedicar um tempinho ao meu sonho e finalmente transformá-lo em um projeto. Era tudo o que eu queria. Mas ainda estava paralisada, pois tinha muita coisa que precisava ser feita e não sabia por onde começar.
Foi quando Bob me deu mais uma lição:
“Comece com o que você tem, de onde estiver, da forma que puder.”
Meu Deus, como isso foi libertador! Essa é a fórmula para driblar as circunstâncias.
Comece com o que tem…
Eu tinha uns 10 minutos por dia para trabalhar no meu projeto, mas isso foi suficiente para eu me empolgar e logo comecei a ter mais ideias de como conseguir mais tempo. Para quem achava que não tinha nem um minuto, não demorou para eu me ver dedicando umas boas horas por semana ao meu projeto. Abdiquei de algumas coisas, mas no final me sentia muito mais feliz.
De onde estiver…
Embora meu sonho seja algo gigantesco, sei que o segredo é dar passinhos de bebê, todos os dias. Me pergunto sempre: o que eu posso fazer hoje? Às vezes escrever um e-mailzinho ou dar um telefonema é o suficiente para considerar a missão cumprida naquele dia. A sensação de fazer tudo que está ao meu alcance já é realizadora e motivadora.
Da forma que puder…
Eu tive que aprender a adaptar minha agenda rapidamente, pois, depois do piripaque na Alemanha, vieram várias viagens e situações diferentes, mas eu não queria deixar a peteca cair e fazia todo o possível para avançar consistentemente em direção ao meu sonhado negócio. Sendo assim, eu aprendi a fazer o que pudesse, do jeito que pudesse. Afinal, como dizem por aí, feito é melhor do que perfeito!
E agora estou, há menos de um ano daquela crise de nervos, escrevendo um artigo para um dos maiores sites de empreendedorismo feminino no Brasil, que tanto me ajudou a chegar até aqui!
O truque é: não espere que as circunstâncias sejam perfeitas e que todos os planetas estejam alinhados (ou a casa em ordem!). O que você pode fazer hoje em 10 minutos que pode levar você para mais perto do seu sonho? O importante é colocar-se e manter-se em movimento, priorizando você e aquilo que você quer trazer de bom para este mundo!
Deixe seu comentário, quero saber qual é o passo que você vai dar ainda hoje!
Catia Krug foi uma empreendedora corporativa durante 10 anos, atuando nas áreas de Engenharia, Vendas e Desenvolvimento Estratégico em diversos países. Sua jornada de mãe empreendedora teve início com o nascimento da sua filha em 2011, na Índia. Desde então, Catia tem se dedicado à família e aos estudos sobre Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo. O resultado disso tudo é o site SuperMãe de Negócios.
12 pensamentos em “Leitora Rosa: Catia Krug”
Olá Kátia. A vida nos coloca realmente em situações onde não existe um manual para nos direcionar. Jamais imaginei viver como “pãe” papel de pai e mãe. Talvez em outros tempos nem escrever isso seria capaz. Não são dias fáceis, mas descobrir dia a dia um novo sentido das coisas faz a gente crescer como um todo, principalmente como ser humano. Maravilhoso seu artigo e parabéns .
Oi José Luiz! A Vida realmente coloca desafios à nossa frente, e como você disse, não existe manual ou receita para nos guiar, mas temos o nosso coração. Se conseguirmos escutá-lo, a transição é mais fácil, não acha? Pelo menos esta tem sido a minha experiência. Mas no final a gente supera tudo. E quando aprendemos aquela lição que a Vida queria nos ensinar, ressurgimos como uma versão melhorada de nós mesmos! E essa é a ideia, eu acho… 🙂
Tenho certeza de que você está sendo um ótimo “pãe”! 🙂
Nossa como vc escreve bem…vi a minha história retratada passo a passo através de vc …Ainda não achei o meu caminho não sei como recomeçar recém separada e com um bebê…Mas seu texto já foi de grande valia, um sopro de esperança ..Um abraço paz e bem. Lanah http://lafelicitah.blogspot.com.br/
Oi Ianah! Obrigada pelo comentário! Se tiver interesse, acabei de disponibilizar no meu site um vídeo chamado “As 5 Perguntas Essenciais” e pelo que você escreveu, acho que pode ser um bom lugar para você começar a encontrar seu caminho. Quando criei o vídeo, foi bem essa minha intenção. Vamos nos falando, acho que posso te ajudar. Abraços & Força! 🙂
muito bom seu relato, é isso muitas vezes esperamos sempre ser tudo tão redondinho, c/ tudo bem formatado, e enloquecemos, começar c/ o q. se tem já é o inicío de uma realização, melhor do q. viver na frustação de nem ter tentado, perfeito1
Ana Cristina, obrigada por deixar seu comentário pois ele é um perfeito exemplo de que esse “método passinhos de bebê” funciona! Como você disse, tempo é uma questão de prioridades e cabe a nós estabelece-las! Às vezes a gente tem que bater o pé e dizer para quem precisa ouvir (muitas vezes nós mesmas!) “eu vou fazer isso pois é importante pra mim”. Impressionante como tudo começa a se encaixar, mas primeiro temos que tomar esta decisão firme! Namasté!
Olá Cátia, parabéns pelo seu artigo !!
Realmente este artigo me deu vontade e força de continuar em busca dos meus sonhos e objetivos para minha vida!
No momento a única a palavra que tenho sempre em mente é não tenho tempo. Preciso organizar tudo para a minha família, todo o meu tempo e para eles, exceto não encontro tempo para mim, para organizar os meus objetivos…, a minha própria vida.
Abraços, obrigada pelo puxão de orelha e pelo artigo excelente que você escreveu!!
Oi Luciani, oi Cristina, pois é, eu tive que aprender a fazer vista grossa para a pia cheia de louça e brinquedos espalhados pela casa (algo impensável pra mim). Era muito tentador arrumar tudo antes de sentar e trabalhar no meu negócio, mas sempre que fazia as tarefas da casa primeiro, não sobrava nada ou quase nada de tempo. No início foi assim, mas depois que estabeleci a rotina de trabalhar pra mim primeiro, fui achando jeito de manter a casa e todo o resto em ordem. A gente precisa deixar bem claro quais são as coisas mais importantes, com ordem de prioridade, e começar o dia fazendo aquilo no topo da lista. É importante também decidir o que você precisa conseguir fazer num dia para considerar que aquele dia foi um sucesso. Imprevistos acontecem…é bom deixar uma folguinha…:)
Oi Catia, achei muito legal seu artigo…Parabéns!!. Obrigada por compartilhar com a gente suas experiências. As vezes pensamos que ter um filho vai parar os nossos projetos, nossos sonhos, nossos objetivos. Faz três meses que ganhei a minha primeira filha, sou estrangeira e não tenho a ninguém para que me dê uma ajudadinha com ela, só meu esposo que chega do trabalho às 19 hrs, mas estou com muita vontade de fazer mais alguma coisa e vou continuar lendo os teus artigos, pois isso me motiva para sair da rotina e sobre tudo crescer em outro aspecto da minha vida. Verdade, já me inscrevi para assistir o vídeo das 5 perguntas. Bjs e continue nós ajudando a nós superar. Obrigada novamente.
Oi Rocío, pode ter certeza de que eu entendo muito bem o que você está passando! Conte comigo com o precisar, o que eu puder fazer à distância…Parabéns pela bebê fresquinha, muita saúde e paz pra vocês! Abraços!
Oi Catia, adorei ler o seu artigo, foi um tapa na cara pra mim…kkkk! Estou à 6 meses proletando pra dar início ao meu sonho de ter o meu próprio negócio de venda de Ligerie. Sempre muito enrolada com a faculdade, o filho, a casa e o trabalho fixo, nunca tenho tempo pra dar início ao meu sonho. Mais com esse seu relato, estou decidida á começar agora, usando o tempo que eu posso e da forma que eu posso. Muito obrigada pela motivação e parabéns por tudo! adooooorei o site!..bjss e abraços!
Oi Monique! Vamo que vamo!!! Bate o pé e faz do seu sonho uma prioridade na sua vida! Explique para as pessoas à sua volta que você vai precisar da ajuda delas também, sempre precisamos de suporte! Qualquer coisa, sabe onde me achar! Beijão! 🙂