Sempre leio e vejo a riqueza de competências que grandes nomes profissionais, de diversas áreas – sempre referências nelas, trazem para quem quer fazer tudo melhor.
Aproveitando o começo de 2015, separei um dos pontos que mais vejo retratado para analisarmos e destacarmos nossas marcas neste ano (e claro, nos próximos que estão por vir).
A Liderança, segundo Ricardo Guimarães: “Um profissional se torna referência para seus pares e subordinados quando sua causa passa a fazer sentido para os demais”.
Separei este ponto depois de ler a referência que Ricardo Guimarães faz dos 12 estágios da jornada do herói, escrito pelo antropólogo americano Joseph Campbell (1904-1987), que fala sobre a zona de conforto, o chamado pela aventura, a recusa do chamado, a palavra do mentor, a travessia do limiar, os aliados e inimigos, a fronteira do perigo, a provação difícil, a recompensa ou elixir, o caminho de volta, a ressurreição do herói e o regresso com o elixir.
Tudo isso para metaforizar uma aventura única, por isso pessoal, e que trará conhecimentos que deverão ser repassados aos demais, no fim da jornada, na forma de Liderança que, com certeza, é o destaque de nossas marcas e nossos projetos na vida das pessoas com quem cruzamos, ainda mais como empreendedores que somos.
Trabalhar o nosso marketing pessoal sendo o líder que somos, certamente, remete a forma individual com que passamos o que aprendemos em nossa vida, com consciência e com a verdadeira intenção de dividir entre as pessoas que convivemos nossa jornada única.
Por mais textos que possamos ler e mais significados que possamos ter sobre a liderança, para mim, ela é amar o que se faz, ter consciência disso e repassar o que se sabe.
Que seu ano empreendedor seja com muito Marketing Pessoal!