Por Thamires Freitas de Almeida
Morena clara dos olhos verdes mais lindos que eu já vi. Tenho certeza que nenhuma palavra é capaz de descrevê-la, mas quero resgatar um pouco da sua história e prestar uma singela homenagem. Minha mãe nasceu no interior do RS, viveu a lida do campo e a experiência de trabalhar duro, ainda criança para ajudar a sustentar os irmãos. Casou-se cedo e teve dois filhos, o Anildo e o Elenilson, ainda no interior. Poucos anos depois da maternidade resolveu se separar e buscar uma vida melhor na capital Porto Alegre. Chegando na “cidade grande” enfrentou e superou todos os desafios. Casou-se novamente e teve a minha irmã Thaiz e a mim.
Você é maravilhosa fazendo tantas coisas, mas definitivamente sendo mãe você é imbatível! Criou e educou 4 filhos, além dos nossos amigos que aprenderam tantas coisas contigo. Mas além de mãe foi uma trabalhadora incansável, empreendedora, uma esposa exemplar, me arrisco dizer até uma supermulher. É incrível olhar para trás e ver que mesmo você trabalhando fora tua presença em casa era imensa, nunca deixou faltar orientação e educação.
Eu já era alfabetizada quando você decidiu voltar a estudar e mais uma vez foi só sucesso. Concluiu o ensino fundamental e médio, e depois se graduou em contabilidade. Um exemplo de determinação e foco. Nesse momento me ensinou que educação, cultura e discernimento não se aprende na escola, pois tudo isso você sempre teve, mas com isso me mostrou o valor do conhecimento e que somos capazes de conquistar qualquer coisa quando queremos e nos dedicamos.
Eu me pego pensando como alguém que sofreu tanto na vida desde criança pode inspirar apenas amor e bons sentimentos em tudo que fala e faz. Teu coração é tão grande que não cabe em ti. Obrigada por superar tudo e ter lutado por uma vida diferente para os teus filhos. Eu tento honrar o exemplo de mãe, mulher e ser humano que você é seguindo as inúmeras lições que você me ensinou como: “nunca perca uma oportunidade, ela pode não bater a porta mais de uma vez”, “acredite e lute pelos seus sonhos”, “não somos ninguém pra julgar”. Tenho certeza que se eu for para meus futuros filhos 10% da mãe-amiga que você é para nós, eu já serei uma supermãe.
Falo em nome dos meus irmãos que você é a pessoa mais especial que temos em nossas vidas. Força, coragem, humildade, superação, determinação e amor fazem parte do seu legado para nós, e nem que eu viva 100 anos serei capaz de encontrar ser humano mais humilde e bom como você.