Empoderamento Feminino

Mulher, você tem energia (intra)empreeendedora?

Provavelmente durante sua jornada profissional você viveu alguma situação que tenha feito pensar se valia ainda continuar investindo em sua carreira ou em seu próprio negócio. Se isso aconteceu com você, bem vinda ao CLUBE!

A carreira profissional de uma mulher é repleta de desafios e imprevistos. Alguns são simples e, devido a nossa expertise e experiência, conseguimos resolver rapidamente. Entretanto, outros são tão complexos que acabam abalando nossas estruturas.

Nesta hora, o sentimento de impotência sussurra forte em nossos ouvidos e nossa autoestima desaparece. Dá vontade mudar a rota, sair correndo, jogar tudo para o alto, fechar as portas do nosso negócio, sair do lugar que amamos trabalhar mas que por vezes nos coloca dúvidas se de fato estamos fazendo o que gostaríamos.

Ao mesmo tempo em que pensamos em tudo isso, há uma energia que age em direção contrária e faz com que continuemos a investir em nosso sonho profissional . Esta energia nos dá forças para não desistir e começar a se engajar novamente naquilo que realizamos até aqui. Esta é a energia empreendedora ou intraempreendedora, caso você trabalha dentro de uma corporação.

Ter esta energia significa que você é capaz de:

  • Enfrentar de peito aberto os desafios e imprevistos que a vida trouxer;
  • Enxergar mais longe e trazer de lá a solução de seus problemas atuais;
  • Ensinar mesmo quando não sabemos como fazer;
  • Previnir o problema e remediá-lo antes que aconteça;
  • Acalmar sua equipe mesmo estando desesperada por dentro;
  • Mudar totalmente o rumo para poder melhorar a situação que se apresenta;
  • Amar o que faz e por isso buscar recursos para agir equilibrando razão e emoção.

Em TEMPO:

19/11 é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino que foi estabelecido pela ONU. Desde a sua definição em 2014, essa data se tornou um marco significativo e representa um dos agentes transformadores sociais do mundo, impulsionando e inspirando milhares de mulheres. Além disso, essa data trouxe à tona a discussão sobre a igualdade dos direitos entre homens e mulheres e vem avançando cada vez mais em diversos setores do trabalho e da economia mundial. 

Agosto deste ano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.667, de 2023, que institui a Semana do Empreendedorismo Feminino em novembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. A norma foi resultante do PL 2.458/2019, aprovado em agosto no Plenário. O texto foi relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) nas Comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos (CDH).

O objetivo da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino é conscientizar a população sobre desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. A relatora , na ocasião, destacou como obstáculos as barreiras culturais e o desequilíbrio entre homens e mulheres na ocupação de cargos gerenciais, no valor dos salários recebidos e no tempo livre para o cuidado de pessoas ou afazeres domésticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *