Cada vez mais as redes sociais ganham espaço e novos entrantes. Com isso, o comportamento do consumidor já não é mais o mesmo. Os comentários e críticas sobre determinadas empresas agora são acompanhados por milhares de pessoas, o que pode ser muito BOM ou muito RUIM, dependendo do que for postado nas redes sociais.
Fonte da imagem: Blog Samsung
Estar no Facebook, por exemplo, é vital para as empresas que desejam se atualizar, fortalecer relações, conhecer mais seus clientes e atendê-los melhor. É importante ouvir sempre o que eles têm a falar e agir rápido (principalmente com as críticas e reclamações).
Focar nas redes sociais é muito positivo para a empresa e todos os envolvidos nos serviços. Estamos experimentando novas formas de se comunicar. Veja o que o Google fez com as páginas amarelas. Precisamos nos adaptar rápido a essas novas mídias.
Se o cliente gostar do conteúdo gerado passará a manter um contato constante com a empresa, curtindo e compartilhando com sua rede de amigos tudo que achar interessante.
As redes sociais podem ser utilizadas para:
- Entender melhor o consumidor;
- Informar sobre novos produtos ou serviços;
- Identificar e corrigir falhas;
- Identificar oportunidades;
- Fortalecer a relação com os clientes;
- Divulgar a empresa, os serviços e os profissionais;
- Gerar um clima de descontração;
- Manter um canal constante com o público;
- Mostrar uma cultura inovadora e humana.
É importante ressaltar que na internet tudo acontece com uma rapidez absurda. O feedback deve ser imediato, já que as pessoas querem ações rápidas. Não adianta ter um Facebook se você só acessa uma vez por mês.
Um sorriso rosa para você!
Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.