A ideia de escrever textos sobre o universo feminino começou com o convite de uma grande mulher e amiga, Lênia Luz, que já há muito tempo vem desbravando esse caminho de mulher e suas múltiplas funções, seja como mãe, mulher, profissional e empreendedora. O convite para escrever para o blog Empreendedorismo Rosa me levou a uma surpreendente descoberta. A descoberta da escrita não apenas como um canal de expressão e comunicação para mim, mas, acima de tudo, de uma nova percepção da minha própria dimensão.
Ao escrever o primeiro texto, e posteriormente ser chamada para me tornar colunista deste blog, senti necessidade de buscar mais informações sobre essas mulheres empreendedoras, suas urgências, vivências e anseios. Ao encontrar esse universo, me surpreendi com o prazer de escrever, de colocar em frases aquilo que vi e vivi também como mulher, esposa, mãe e profissional. Ao falar da outra, me vi falando de mim mesma, sem o pudor de me mostrar e de ser vista.
Percebi o quanto o ato de aventurar-me, nesta área, poderia ser muito parecido com a de qualquer uma dessas muitas mulheres empreendedoras para qual estou escrevendo, e que minhas emoções, necessidades e receios também se mostravam muito semelhantes aos que elas traziam nos seus depoimentos. Ao me arriscar, nesta nova função, percebi o quanto nos acomodamos naquilo que julgamos dominar e o quanto desprezamos o leque de outras possibilidades a serem experimentadas. O quanto se arriscar pode gerar insegurança, mas também um enorme prazer.
Talvez possa escrever um livro ou algo além desses ensaios sobre a mulher, mas essa experiência, por si só, foi o suficiente para gerar um movimento e despertar meu desejo por algo mais. Não seria isso que a mulher experimenta quando se depara com um negócio desafiador? Não seria o seu desejo de fazer e de se superar que leva a mulher buscar uma autorrealização e a desvendar suas possíveis e múltiplas potencialidades?
Foi isso que encontrei ao aceitar esse convite e acho que é isso que toda mulher encontra ao se arriscar em novos e desconhecidos caminhos que a vida nos oferece todos os dias. Afinal, é o desejo que nos move e nos faz mulheres múltiplas.
Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Coordenadora de colunista do Empreendedorismo Rosa.
5 pensamentos em “Mulheres Múltiplas”
Que vc continue se aventurando nessa area e em outras que surgirem. Parabéns novamente, bjs
Obrigado Verônica pelo seu incentivo.
Bjs
Vania Oliva
Obrigado Adriana, que bom que voce gostou!!!
Bjs,
Vania Oliva
Mais uma vez me orgulho de te conhecer e perceber esse mulherão que és. Suas palavras não leio apenas, mas absorvo com muita lucidez e desejo de melhorar a cada dia. Adorei!
Carmen, voce tem sido uma grande incentivadora deste percurso. Feliz pelo teu comentário.
Bjs
Vania Oliva