Por Tainah Veras
Nos primeiros anos de escola, aprendemos na disciplina de matemática uma regra básica para fazer contas de adição: a ordem dos fatores não altera o produto. No entanto, nem tudo que vivemos se explica de forma exata como a matemática, certo? Sobretudo na comunicação, podemos obter resultados totalmente diferentes dependendo da circunstância.
Por exemplo, em sua empresa surge a necessidade de dar um feedback sobre determinada atividade realizada por alguém. Você tem pontos positivos a elencar, mas também possui alguns pontos de melhoria a proferir. E então, por onde começar? Se começar elencando o que é negativo, dificilmente a outra pessoa se sentirá motivada para melhorar. No entanto, se souber reconhecer o que foi bom e depois comentar sobre os pontos que precisam ser melhorados, a pessoa ao seu lado se sentirá valorizada e terá uma energia extra para corrigir o que é necessário.
Todos nós temos características que nos destacam perante os outros e que merecem ser reconhecidas. Uma das frases de Einstein diz: “Somos todos geniais. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando ser estúpido”. Você sabe reconhecer as qualidades dos seus funcionários? Consegue avaliá-los de forma justa com certa periodicidade? Costuma pensar antes de falar ou fala e depois avalia o que foi dito? Esses pequenos detalhes fazem uma grande diferença no dia a dia. Que tal experimentar?