Por Cintia Moiana
“É incrível a força que as coisas parecem ter, quando elas PRECISAM acontecer.” Inicio meu primeiro post com esta frase de Caetano Veloso. E começo assim por que ela não sai da minha cabeça, diante dos últimos acontecimentos que tenho presenciado em minha vida.
Ocorre que tenho uma filha mega talentosa. E isso sempre foi um problema, diante das ideias pré-concebidas e castradoras, ditadas pelos gurus da administração. “Há de haver especialização, senão o indivíduo não se torna suficientemente bom no que faz”! Passa a ser só mais um que faz de tudo e não faz nada direito. Já ouvi dizer que as pessoas assim são como patos: nem nadam bem, nem voam bem. Será?!
Após sofrer muito por ter que escolher apenas UM entre seus vários talentos, Ela optou por desenvolver a fotografia como negócio. Porque seria o que lhe daria retorno financeiro mais rapidamente. Deixou de lado a ideia de transformar seus talentos de doceira em profissão, adiando aquela que poderia ser sua real fonte de prazer e sustento. Teve um olhar “frio e calculista” sobre a vida e optou por manter os doces na categoria de hobby.
Pois bem, lembram que as coisas acontecem quando têm que acontecer? Lá ia Ella fazendo biscoitos e postando em seus perfis pessoais nas várias redes sociais. Em sua página profissional, apenas suas obras fotográficas apareciam. Lindíssimas, por sinal. Um olhar realmente diferenciado! Mas, quando surgia um lindo panetone enfeitado? Perfil pessoal. E assim seguiu o último mês: muitas curtidas em sua página profissional, aquela das fotos lindas e várias perguntas sobre encomendas de doces deliciosos nas páginas pessoais.
Resultado? Acabei de presenciar minha talentosa filha entregando uma de suas grandes encomendas corporativa – vários kits de natal com panetone, biscoitos e bombons. Tudo feito por Ella e sua cunhada. Estava cansada, mas muito feliz e orgulhosa de seus vários talentos! Feliz, por ver que a paixão é a força que move tudo, inclusive os negócios!
Se você é uma das pessoas afortunadamente multi-talentosas, orgulhe-se! Mas, para não ser comparada a um Pato, esmere-se, estude, prepare-se! E nunca perca a PAIXÃO!
Acima de tudo: SUPERE-SE! PROVE QUE É POSSÍVEL, SIM, NADAR E VOAR MUITO BEM!
O que será da vida profissional de Ella? Ainda não sei, mas prometo contar tudo pra vocês. E você, quer me contar quais são os seus talentos? Estou mega curiosa…
Nos vemos por aqui em 2015!
Um pensamento em “Nossos talentos empreendedores”
Ameiiii!!!! Tbm já fui criticada por fazer várias coisas ao mesmo tempo e como vc disse, com dedicação, voar e nadar bem dependem disso. A cada dia invento um novo desafio em minha vida, como sua filha. Sou publicitária, agora estudando veterinária. Fiz curso de assessoria de imprensa, florais de bah, sou formada em ballet clássico e últimamente troquei as sapatilhas por botas para realizar meu sonho de ser uma amazona, montando um Centro de Treinamento com meu marido. Tenho uma empresa de Marketing para o Agronegócio, ainda informal, mas com sonho de se tornar formal. Aprendi a cozinhar, costurar, fazer artesanato. Agora inventei fazer T-shirts country em um estilo diferente do convencional. Por que tudo isso? Porque a paixão tbm me move. Obrigada pela matéria e por me ajudar a ver que qdo se tem dedicação, é possível nadar e voar bem! Beijos