* Um estudo da Associação Brasileira de Franchising mostra que o setor cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015. O faturamento alcançou o valor de R$ 63,885 bilhões, ante R$ 57,464 bilhões no mesmo período de 2014.
O estudo da ABF fez um mapeamento da participação das mulheres no setor de franquias. Quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina. Em franqueadoras com até cinco anos, 40% funções executivas estão com as mulheres. Já em redes com dez anos ou mais, o número cai para 31%.
Sobre as unidades franqueadas, 49% são comandadas por mulheres. “O grande desafio ainda é ampliar a presença das mulheres nos cargos de liderança das empresas franqueadoras. Promover mudanças culturais pelo exemplo é o melhor caminho”, diz Sandra Brandão, coordenadora do Comitê Mulheres do Franchising da ABF, em nota.
O levantamento foi realizado por amostragem e envolveu 241 empresas respondentes em um universo de 2.993 marcas (aproximadamente 8% das redes e 29% das unidades do setor).
Para Cristina Franco, presidente da ABF, os franqueadores “fizeram sua lição de casa”. “O franqueador, nos últimos doze meses, reduziu custos, otimizou processos, motivou ainda mais a força de vendas, renegociou com fornecedores, alterou o mix de produtos. Não há zona de conforto no franchising. Mesmo com um bom mercado, um presta contas para o outro”, diz, em nota oficial.
Fonte: Progresso