Por Marcia Neder
Há uma nova revolução feminina em curso. Silenciosa, mas tão transformadora como a primeira revolução que tivemos. O mesmo grupo de mulheres que testemunharam a chegada da pílula anticoncepcional e que entraram no mercado de trabalho, em outras palavras, as mulheres que se tornaram as donas de seu próprio corpo e seu dinheiro estão , mais uma vez , quebrando as barreiras do seu tempo.
A geração baby-boomer atingiu seu amadurecimento e , para não contradizer seu DNA guerreiro, está reinventando o envelhecimento e a criação de um novo modelo para suas filhas. Amadurecimento não é o começo do fim, mas sim um novo começo, de uma nova fase.
As mulheres que fizeram a primeira revolução feminina, que foi a mudança social em larga escala de maior sucesso no século 20, não poderiam simplesmente retirar-se para um papel de dama antiga e tradicional , que aponta para uma vida familiar rodeada por netos. Ao contrário, ela chega a um amadurecimento que está ativo, produtivo, independente, autônomo, sexy, bonito, saudável, formador de opinião e líder no ajuste que está inserido.
É claro que eu não estou falando de todas as mulheres com mais de 50 no Brasil. Eu estou fazendo um trecho específico desta geração que chamo de “sem idade “. Apesar de serem de idade, e aceitar isso com orgulho, que não pode ser definida , entendida, nem classificada pela sua idade biológica . E a idade não determina suas atitudes , suas escolhas, nem a sua visão do mundo .
No entanto, há uma enorme falta de conhecimento de quem é esta mulher que se define como invisível para a sociedade , escondida atrás de estereótipos, caricaturas e preconceitos que não correspondem ao seu verdadeiro papel . E elas querem falar.
Por isso, tomei a decisão de realizar uma pesquisa qualitativa, que mostra quem é essa mulher , o que ela pensa , quais são seus sonhos e projetos. A pesquisa que dará voz e visibilidade à geração que vai, mais uma vez, provocar um impacto transformador na sociedade, mesmo que aconteça silenciosamente .
Aqueles que continuam a ver a chamada “terceira idade” como um borrão sem nuances, vai perder dinheiro. Aqueles que não conseguem falar com esses segmentos maduros cada vez mais definidos, que têm tantas necessidades diferentes, vão perder oportunidades lucrativas . Além disso, vão perder o trem que está passando a toda velocidade.
Nenhum comentário “O novo estilo de vida de mulheres com mais de 50”
Sensacional!! Infelizmente apos os 50 sofremos preconceitos nas Cias privadas..por mais dinamicas , experientes e vitaminadas que sejamos…Pena que as mentes estreitas de grande parte dos gestores nao permitem que usufruam das vantagens de ter os ou as ” sem idade” em suas equipes…Hora de começar uma movimentacao ja que aposentadoria para mulheres e aos 60 anos… quem as empregara nesses ultimos 10 anos???