Por Cintia Moiana
Olhando para o seu negócio, você é capaz de listar pelo menos 3 coisas que seus clientes desejam?
Pare e pense! Você sabe quais foram as últimas compras de 50% de seus clientes? Imagina quando comprarão novamente? Sabe a opinião deles sobre seus produtos e serviço? E sobre a vida destas pessoas que se beneficiam de seu trabalho? Que idade têm, são casados, têm filhos, estudam? Fazem o que para se divertir? Quais os seus desejos?
Peter Drucker, o pai da Administração moderna, já disse que: “O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecendo e entendendo tão bem o consumidor que o produto se molde e se venda por si mesmo”.
Assim, falemos um pouco sobre CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou, como conhecer SUA MAJESTADE, O CLIENTE!
Primeira providência é anotar as informações básicas de cada pessoa que venha a interagir com sua empresa: nome, endereço, dados de contato, data de nascimento, profissão. Depois, anote coisas que conversaram, se a pessoa tem filhos, comentou sobre um relacionamento, toda informação é super bem-vinda. Servirão de subsídio para futuros contatos.
Anote ainda a frequência de contato, o tipo de produto ou serviço consumido e, sobretudo, mantenha uma rotina de pesquisar o que este cliente “pensa” a respeito de sua empresa e da experiência de consumo de seu produto.
Estas anotações podem ser feitas desde em um simples caderno destinado a este fim como em sofisticados softwares de CRM. Porém, algumas soluções medianas e gratuitas de software estão à disposição. Tenho testado este e estou bem satisfeita. Além de gratuito, é simples, intuitivo e passível de sincronização com outros equipamentos, como tablets e smartphones.
Comece já a registrar a história de seu empreendimento.
Organizando informações desde o início, verá que será bem mais simples adiantar-se aos desejos de seus clientes e surpreendê-los cada vez mais!