Para quem está começando uma empresa, especialmente com pouco capital para marketing, a melhor forma de colocar sua empresa no mercado e conseguir crescer é através de parcerias, e elas surgem normalmente através de pessoas que você conhece nas mais diversas situações. Para facilitar, eu separei algumas dicas que podem te ajudar a formar uma boa rede de contatos:
Participe de eventos e grupos:
Para conhecer pessoas diferentes é necessário sair da sua zona de conforto e ir a novos lugares, participar de cursos da sua área e de outras áreas também, eventos de networking, palestras, grupos de discussão, e se apresentar (!). Fale com todos sempre que tiver oportunidade.
Não seja um vendedor chato:
Ao contrário do que algumas pessoas pensam quando você vai a um evento de networking, você não deve tentar vender seu produto ou ser o centro das atenções, você deve apenas conhecer pessoas, ouvir o que elas têm a dizer, entender o que fazem no dia a dia, quem elas conhecem, assim você saberá aproveitar muito mais desse contato do que somente oferecendo um produto ou serviço que ela não precisa no momento.
Troque cartões:
Tenha sempre muitos cartões disponíveis e não se esqueça de pegar os cartões dos seus novos contatos, vale inclusive escrever depois algumas informações adicionais sobre a pessoa, onde a conheceu, com o que ela trabalha, amigos em comum etc.
Cultive sua rede:
É importante após o evento, falar novamente com a pessoa seja através das redes sociais ou via e-mail, reforçando seus dados e fazendo com que sua nova conexão lembre-se de você. A partir daí, caso já tenha identificado uma oportunidade ou sinergia entre vocês, é possível estreitar o relacionamento até chegarem a fazer negócios, parcerias e até uma boa amizade.
Posso dizer que através do networking tive oportunidade de conhecer pessoas incríveis, que resultaram em ótimos negócios e belas amizades, portanto, eu recomendo. Beijos Rosa!
Fabiany Lima é uma orgulhosa mãe de gêmeas e apaixonada por empreendedorismo, formada em Direito com MBA em Marketing e Vendas, é uma das selecionadas pelo Banco Goldman Sachs a participar do programa da FGV 10.000 mulheres. Atuante no mercado da internet, participou em posições de liderança em 3 startups até fundar a sua, hoje ajuda diversas startups early stage. É fundadora e CEO da Timolico, um e-commerce de Produtos Customizados que fez parte do programa de aceleração de startups da Aceleratech em parceria com a ESPM e da Timobox, uma plataforma mobile para indústria que foi selecionada pelo programa do governo “Startup Brasil”