Para os jovens que estão começando a assumir responsabilidades na vida, os primeiros passos são:
Essas são as fases em que a visão da vida começa a mudar e configuram o momento adequado para que o foco na independência financeira comece logo cedo. O fator tempo é crucial para o dinheiro trabalhar para você e a probabilidade de sucesso é maior por isso.
É a hora de aprender a entender o dinheiro: o que ele é numa visão mais ampla, o que ele pode fazer por você e o que você pode fazer com ele, como funcionam as relações do dinheiro na vida. Tudo isso se torna uma habilidade de fácil assimilação, quando o assunto é introduzido de forma lúdica ainda na infância. E com a Educação Financeira permanente, essa habilidade se desenvolve ainda mais no jovem prestes a se emancipar financeiramente.
Lidar com dinheiro requer objetivos bem traçados, o que é fundamental para se aprender a poupar sem pedir emprestado aos pais, por exemplo. Quem poupa, protege o dinheiro e entende o valor que ele tem.
Basicamente, os jovens devem:
- viver de acordo com suas possibilidades = tudo tem um preço;
- saber quando gastar e onde gastar = dinheiro pode acabar;
- identificar quando reduzir despesas é necessário e quanto reduzir = sempre gastar menos do que se tem;
- ter dinheiro guardado para emergências = nunca se sabe o que pode acontecer;
- entender a relação Tempo X Dinheiro = com planejamento, o tempo é seu aliado e o dinheiro trabalha para você;
- observar que gastos devem superar os ganhos = continha de +/- e o resultado não pode ser negativo;
- fazer planos de maior prazo e aprender a economizar para cumpri-los = uma viagem, um carro, um intercâmbio;
- SEMPRE guardar primeiro e só depois gastar = dinheiro sobrando vai embora fácil…
- aprender sobre investimentos e começar a fazê-los cedo e como uma prática: dinheiro + tempo = $$$$.
Com essas dicas bem entendidas e colocadas em prática, a vida financeira não será um problema!
$uce$$o !
Elaine Mello é Nutricionista graduada pela PUC Campinas (1995); Especialização em Nutrição Clínica Preventiva pela UNIMEP; Consultora em Gestão de Negócios certificada pela TMH – Thompson Management Horizons do Brasil; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções ; Certificação avançada em ‘Sistemas de Operação e Análise Estatística’ pela OperAção; Agente autônoma de investimentos credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários; Sócia-diretora da Pyxis Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.
4 pensamentos em “O sonho de ser independente na vida financeira”
E o que me dizem ?
Seus filhos nessa fase de vida, estão pensando na independência financeira ?
Eu tenho 19 anos e já penso em independência financeira! Tenho uma renda fixa, que é uma pensão, e espero fazer o melhor possível enquanto recebê-la.
Vi que você ensina as pessoas a investirem na bolsa, gostaria muito de aprender mais sobre isso!
Eu também estou em busca de minha independência financeira , através de uma amiga conheci uma oportunidade de aumentar minhas finanças, gostaria de compartilhar com vocês.
Venha fazer parte desta excelente oportunidade , amplie sua renda, lançamento nacional 18 de março, aproveite cadastre-se já gratuitamente pelo site
http://www.worldprelaunch.com/elainemelo13
Can I just say what a relief to come across a person who in fact knows what theyre talking about online. You absolutely know the right way to bring an issue to light and make it imperative. A lot more many people really need to read this and comprehend this side of the story. I cant think youre not extra preferred given that you certainly have the gift.
red bottom heels